O Filme dos Espíritos


Resenha: Com a proximidade de mais um aniversário de Allan Kardec, idealizador da Doutrina Espírita, a indústria cinematográfica brasileira produziu um novo filme com essa temática, procurando assim obter grande sucesso, como já aconteceu com outros filmes do gênero. E assim nasceu O Filme dos Espíritos, baseado em uma obra de Allan Kardec, que deu inicio ao espiritismo. O filme lotou diversas salas de cinema, no entanto não é dos melhores e mais inesquecíveis.

O filme conta a história de Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues), um professor de psiquiatria que acabou de perder a esposa, vítima de câncer, e também o emprego. Sem saber o que fazer, Bruno acredita que o suicídio seja a única solução e, quando está prestes a cometer este ato, um homem lhe entrega O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. No inicio, ainda descrente, Bruno lê partes do livro e conta com a ajuda de Levy (Nelson Xavier), seu antigo professor e especialista no assunto, para encontrar um novo rumo para sua vida. Aos poucos, Bruno percebe que tudo o que acontece tem um motivo e isso acontece após a leitura do livro, ou seja, O Livro dos Espíritos mudou sua vida. Há ainda a história de outras personagens se unem ao do professor, fazendo com que tudo seja esclarecido ao longo do filme.

Como já havia dito anteriormente, é difícil comparar os quatro filmes espíritas lançados nos últimos dois anos, porém acredito que O Filme dos Espíritos se aproxima mais de As Mães de Chico Xavier (resenha aqui), afinal, são os que têm histórias feitas especialmente para emocionar, pelo menos é o que acredito. Isso acontece em ambos os filmes, apesar de que ao se tratar de mães a emoção parece ser ainda mais evidente.
Entretanto, ao contrário do que aconteceu com o filme lançado em abril, O Filme dos Espíritos é muito mais cansativo e repleto de cenas demasiadamente longas. Essa pode ser uma das características dos dramas, porém os poucos que assisti não apelam para esse detalhe de suma importância para a avaliação. No caso deste filme, diversas são as cenas onde Bruno está embebedando e desnorteado, o que cansa em certos momentos.
Grandes atores e atrizes ajudam para que muitas dessas cenas cansativas se tornassem um pouco mais interessante, e sem duvidas um dos destaques, mais uma vez, é Nelson Xavier. Seu personagem é um professor dedicado e que se preocupa com tudo, principalmente com as Casas André Luiz, onde faz um bonito trabalho. O único problema é que Nelson é usado poucas vezes, como também a atriz Ana Rosa, que nas poucas cenas que aparece se destaca. Reinaldo Rodrigues é outro ator que chama atenção, pois consegue interpretar bem todas as reações, positivas ou não, de seu personagem. O ponto baixo do elenco é Luciana Gimenez. A apresentadora tem uma pequena participação, porém vive uma mulher de 70 anos e já dá para imaginar como foi o uso excessivo de maquiagem. Não sei qual foi a intenção, porém foi totalmente desnecessário.
Aqui, como disse anteriormente, há diversas histórias que se interligam ao longo do filme, mas muitas dessas histórias não recebem o destaque que mereceriam, ou seja, caso não existisse não faria falta nenhuma.
Apesar de um roteiro interessante, o livro de Allan Kardec é usado apenas em alguns momentos e para expressar a ideia que o autor colocou em evidência há mais de um século e meio. Os diretores André Marouço e Michel Dubret poderiam ter feito muitas coisas diferentes e por isso, mesmo com um final emocionante, como os outros filmes espíritas (Chico Xavier – O Filme, Nosso Lar e As Mães de Chico Xavier), este é o mais fraco deles. Longo, cansativo e com muitos pontos desnecessários. Não é um filme que voltaria a assistir facilmente!

Um Comentário

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir