O cantor e compositor estadunidense Bob Dylan é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2016. O anuncio ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13, em evento realizado em Estocolmo, na Suécia, na sede da Academia Sueca, responsável pela entrega do mais importante prêmio literário do mundo.
Conhecido principalmente por seus trabalhos na música, Bob Dylan publicou diversos livros ao longo dos seus cinquenta anos de carreira. Embora seu nome não estivesse entre os favoritos nas casas de apostas, há muitos anos ele vinha sendo cotado para ser agraciado pelo prêmio que, entre outros americanos, já reconheceu o trabalho de Toni Morrison (1993), Saul Bellow (1976) e Ernest Hemingway (1954).
Segundo a Academia Sueca, Dylan foi escolhido “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”. A Academia ainda ressaltou que por sua influência na música, Bob Dylan tem o status de ícone. “Ele é provavelmente o maior poeta vivo", declarou Per Wastberg, membro da Academia Sueca.
Como poeta, Bob Dylan lançou diversas obras, entre elas “Tarântula”, volume de poemas experimentais publicado no Brasil em 1986, pela editora Brasiliense, e “Crônicas – Vol. 1”, autobiografia de muito sucesso publicado pela editora Planeta em 2005. Já como músico, lançou mais de sessenta discos e conquistou diversos prêmios, como o Grammy. Além do Prêmio Nobel e do Grammy, o músico recebeu também o Oscar e o Globo de Ouro, se tornando a partir de agora o único artista a ser reconhecido com os quatro prêmios.
Eleito pela revista Rolling Stone como o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles, Dylan receberá 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões).
Nos últimos anos o Nobel de Literatura reconheceu o trabalho da contista canadense Alice Munro (2013), do escritor francês Patrick Modiano (2014) e da jornalista bielorrussa Svetlana Alexijevich (2015). A entrega da premiação acontece em 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel, criador do Prêmio Nobel.