Neste domingo tivemos o Segundo Turno das Eleições, e em 8 Estados e no Distrito Federal tivemos Segundo Turno para Governador. Devido ao horário de verão, apenas em dois Estados os votos foram encerrados às 17hrs (Horário de Brasília), no Distrito Federal e em Goiás. Seguindo determinação do TSE, os votos para Presidente da República só começara após o fechamento de todas as urnas (às 19hrs de Brasília), mas nesses Estados já começou a apuração. Vamos aos votos:

Alagoas - Com uma disputa apertada no ínicio da apuração, o resultado em Alagoas demorou para ser concretizado, com 85% das urnas aparudas ainda não tinhamos um Governador eleito, mas Teotonio Vilela do PSDB derrota Ronaldo Lessa do PDT.
Quem é Teotonio Vilela Filho? - Natural de Viçosa e filho do ex-senador Teotonio Vilela, o governador reeleito em Alagoas é um economista que ja foi senador por 3 mandatos seguidos (1986-1994) (1994-2002) (2002-2006). Ocupou o cargo até 2006, quando se elegeu governador do Estado, ou seja, se reelgente em 2010.

Amapá - No Amapá, a disputa não tinha nenhum dos grandes partidos. Entre Camilo Capiberibe do PSB, e Lucas Barreto do PTB, o vencedor foi o candidato do Partido Socialista Brasileiro, com uma pequena diferença de votos. Camilo obteve 53,75% dos votos, contra 46,25% de Lucas.
Quem é Camilo Capiberibe? - Filho de João Capiberibe, ex-governador do Amapá, Camilo tem apenas 38 anos e sua vitória foi uma das maiores viradas das Eleições 2010. Com apenas 10% das intenções dos votos no ínicio da campnha, Camilo se elege depois de que seus adversários foram suspeitos de corrupção, e assim, perderam votos.

Distrito Federal - O primeiro Estado que teve um Governador eleito nesse Segundo Turno foi o DF, e o Governador eleito foi Agnelo Queiroz que com quase 90% das urnas apuradas já tinha grande vantagem. No final ficou 66,10% dos votos, contra Weslian Roriz do 33,90%, se tornando a maior diferença desse segundo turno.
Quem é Agnelo Queiroz? - Agnelo nasceu em Itapetinga e se formou em medicina na UFBA (Universidade Federal da Bahia). Casado com Ilza Maria, é pai de dois filhos. Queiroz foi eleito em 1990, na primeira eleição para eleger um deputado distrital, quando ainda era filiado ao PCdoB. Foi o primeiro Ministro dos Esportes do Governo Lula. É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2008 e já foi denunciado de corrupção.

Goiás - Em Goiás a disputada foi apertada do começo ao fim, mas o que ficou foi o resultado da boca de urna. As pesquisas indicavam vitória de Marconi Perillo do PSDB, e isso se concretizou. Marconi obteve 52,9% dos votos, contra 47,01% de Iris Resende.
Quem é Marconi Perillo - Marconi nasceu em Goiânia em 1963 e é bacharel em Direito. Seu primeiro partido foi o PMDB, mas já foi filiado do PP e do PST. Marconi já foi Deputado Estadual (1991-1994), Deputado Federal (1995-1998), Governador do Estado por dois mandatos (1999-2006). Eleito Senador em 2006, tinha seu mandato até 2016, mas deixa o cargo para governar o Estado. Marconi já foi investigado por ter recebido propina durante seu mandato como Governador.

Pará - Com a mesma disputa da Eleição Presidencial, PT e PSDB disputavam o governo Paraense, e a vitória é do tucano Simão Jatene que vence Ana Lúcia do PT. Simão obteve 55,83% dos votos, contra 44,17% da candidata petista.
Quem é Simão Jatene? - Economista, Simão é filho de um libanês e de uma nordestina, foi um dos fundadores do PSDB e governador do Pará de 2002 à 2006, quando tentou se reeleger e foi derrotado pela a candidata petista derrotadda nesse domingo, Ana Júlia.

Paraíba - Na Paraíba, a boca de urna mostrou que Ricardo Coutinho e Zé Maranhão teriam 50% dos votos cada, tendo uma margem de erro de 3% para + ou para -, mas a vitória foi de Ricardo Coutinho do PSB, com 53,70% dos votos (ainda dentro da margem).
Quem é Ricardo Coutinho? - Ricardo Coutinho nasceu em João Pessoa e foi nessa cidade que começou sua vida política. Em 1992 se filia ao Partido dos Trabalhadores e se elege para Vereador, conseguindo se reeleger nas eleições seguintes (1996). Seu mandato como vereador, lhe rendeu uma quantidade de votos expressivas nas eleições de 1998, quando se elegeu Deputado Federal. Conseguiu se reeler em 2002. Já em 2003 se desliga do PT e se filia ao PSB, partido que o elegeu prefeito de João Pessoa em 2004, conseguindo uma nova reeeleição em 2008.

Piauí - No Piauí, o PSDB foi derrotado pelo PSB de Wilson Martins. Wilson derrotou Silvio Mendes, com uma ampla vantagem - uma das maiores desse segundo turno - cerca de 17% de diferença.
Quem é Wilson Martins? - Natural de Santa Cruz do Piauí, Wilson era o vice-governador da chapa de Welligton Dias, que governou o Estado até Abril, quando renunciou para concorrer ao cargo de Senador. Wilson é formado em medicina pela FUFPI (Fundação Universidade Federal do Piauí). Sua vida política começou em 1993, e já 1994 foi eleito Deputado Estadual, quando ainda era filiado ao PSDB. Conseguiu vencer a eleição para o cargo de Deputado também em 1998 e 2002.

Rondônia - O Governo de Rondônia será comandado pelo PMDB. Em Rondônia o candidato eleito foi Confucio Moura, que derrotou João Cahulla, do PPS. Confucio Moura derrotou seu candidato com um diferença de 17% (58,68% x 41,32%)
Quem é Confucio Moura? - O candidato peemedebista Confucio Moura obteve vantagem na maioria das pesquisas realizadas, e teve apoio do candidato derrotado em primeito turno, Expedito Júnior (PSDB). Confúcio que já esteve em três mandatos na Câmara de Deputados, deixou o cargo de prefeito de Ariquemes, 198 km de Porto Velho para concorrer ao cargo a qual foi eleito.

Roraima - O Estado com menor número de eleitores - dentre os Estados que teve o segundo turno - elegeu mais um tucano, e foi José de Anchieta, que derrotou Neudo Campos do Partido Progressista. O Estado teve algumas curiosidades nesse segundo turno, entre elas: ser o único Estado onde o PP concorria ao cargo; foi a disputa mais acirrada dentre os 8 Estados e também o último a eleger um Governador. José de Anchieta obteve 50,43% contra 49,57% dos votos de Neudo Campos.
Quem é José de Anchieta? - Engenheiro Civil, Anchieta foi o vice-governador do curto mandato de Ottomar Pinto. Ottomar veio a falecer em 2007, e Anchieta assumiu o cargo. Ancheita é cearense e está em Roraima desde 1991.

Deixe um comentário