Vambora, vambora, vambora!!

A última escola a desfilar pelo sambodromo do Anhembi na primeira noite, é o Grupo Recreativo Social e Cultural Escola de Samba Pérola Negra. Fundada em 1973, após a união de uma escola da Vila Madalena e um Bloco de Carnaval, a escola ganhou o nome pois a Pérola Negra é uma jóia rara, e usaram a alusão de "A Joía Rara do Samba". O primeiro desfile foi em 1974, e logo de cara já foi campeã do Grupo 1-UESP. No ano seguinte, mais um título, dessa vez do Grupo de Acesso, quando homenageou Adoniran Barbosa e garantiu vaga no Grupo Especial. A escola permaneceu no Grupo Especial até 1981, quando foi rebaixado. No ano seguinte a escola já estava de volta para o Grupo Especial, mas foi rebaixada novamente. Em 1987 a escola acabou caindo para o Grupo 1-UESP novamente, mais conseguiu dois acessos seguidos, voltando para o Grupo Especial. A escola teve altos e baixos, participando das duas primeiras divisões vários anos. Seu último título foi em 2000, quando foi campeã do Grupo de Acesso. A melhor classificação da Escola foi em 1976, quando ficou em 5º lugar do Grupo Especial.

Para tentar mudar essa história de nunca ter conseguido um título do Grupo Especial, a escola levou para a avenida o enredo "Abraão, o patriarca da fé". Foi um desfile muito bonito, com mensagens, emoção, carros incríveis, e uma comissão de frente, que apesar de simples, deu show. Foi aplaudidíssima, mas ficou apenas na 11ª posição, com 266 pontos.

Ficha Técnica

Fundação: 7 de Agosto de 1973

Cores: Vermelho, preto, azul e branco.

Bairro: Vila Madalena

Carnavalesco: André Machado

Intérprete Oficial: Douglinhas Aguiar

Rainha da Bateria: Thaiz Pimentel

Horário de Desfile: Primeira noite, a partir das 4h45

Samba Enredo: (Download Aqui)
Pela fé de Abraão
Pérola Negra vem cumprir sua missão
Divina luz que ilumina
O meu samba em procissão
Levanto as mãos pro céu
E agradeço ao criador
Eu vou... abençoado rumo a Canaã
Esperança, um novo dia
No Egito meu afã
Oh, Deus pai!
Nossa aliança se renova a cada manhã
Ao forjar o fato, um ato de amor
Enfrentei barreiras, luxúria e ambição
Na busca da Tua verdade
Em prova toda a minha devoção
Oh, meu Senhor, que conduz meu caminhar
Sou do povo de Javé, tenho o dom de acreditar
Em minhas mãos adoração e sacrifício
O meu destino sob a luz do seu olhar
Fé na palavra sagrada
Que me dá força nessa jornada
Fonte de sabedoria
A paz que brilha dessa jóia rara
Glória no caminho da vitória
Fiéis seguidores em comunhão
O seu legado ficará perpetuado
Num mundo de amor, num só coração
A vila madalena canta em oração
Site Oficial: www.gresperolanegra.com.br

Fotos do Desfile

Fotos: Juliana Cardilli/G1

Foto: Paulo Toledo Piza/G1
Se eu fosse jurado...

Enredo - 10
Samba-enredo - 10
Fantasia -  9,75
Alegorias - 10
Bateria - 10
Mestre-Sala e Porta-Bandeira - 10
Comissão de Frente - 10
Evolução - 10
Harmonia - 10

Total: 89,75

Deixe um comentário