Vamo siborá nação mangueirense!!

Para encerrar a primeira noite de desfiles do Carnaval Carioca, a escola detentora de 17 títulos do Grupo Especial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. A verde-rosa, que foi fundada em 1928, tem em sua história, um dos maiores sambistas brasileiros, o eterno Jamelão, que esteve frente a escola entre 1949 até 2006. A glória da escola começou ainda nos primeiros anos de existência, quando a partir de 1932 conquistou o seu primeiro e único Tri-Campeonato. De 1935 até 1947, a Mangueira bateu na trave em 9 oportunidades, e nesses anos ficou sempre na 2ª colocação. Ainda entre esses anos, veio o quarto título da escola, em 1940. O primeiro Bi-Campeonato da Mangueira veio em 1949 e 1950, que voltaria acontecer em outras 3 oportunidades: 1960 e 1961, 1967 e 1968, 1986 e 1987. Fora essses títulos, a escola conquistou outros títulos em 1954, 1973, 1984 e 2002, quando conquistaria seu último título. Mas não para por aí, na inauguração do Sambodrómo da Marquês de Sapucaí, além de campeã do carnaval de 1984, a verde-rosa conquistou um Supercampeonato, e em 1998, dividiu o título com a Beija-Flor. São 17 campeonatos, 1 supercampeonato, além de 68 Estandartes de Ouro,  de uma escola que em 82 anos de histórias, nunca esteve em um campeonato inferior ao da primeira divisão.

Depois de ficar em 6º nos últimos dois carnavais, a escola tenta quebrar o jejum, e para isso leva para a avenida o enredo "O Filho Fiel, Sempre Mangueira", homenageou Nelson do Cavaco, e como a escola tem um história de ser campeã quando faz homenagens, é grande favorita, mesmo sem os desfiles dessa segunda-feira de Carnaval.

Ficha Técnica

Fundação: 28 de Abril de 1928

Cores: Verde e Rosa

Bairro: Mangueira

Carnavalesco: Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves

Intérprete Oficial: Luizito, Zé Paulo Sierra e Ciganerey

Rainha da Bateria: Renata Santos

Horário de Desfile: Primeira noite, a partir das 2h25

Samba Enredo: (Download Aqui)
Quis o Criador me abençoar...
Fazer de mim um menestrel
Traço o meu passo no compasso
Do surdo de primeira...
Sou Mangueira!
Trilhei ruas e vielas
Morro de alegria, de emoção!
Procurando harmonia, encontrei a poesia...
E me entreguei à boêmia
No Buraco Quente, Olaria e Chalé
Com meus parceiros de fé
Trago violão
No Zicartola, Opinião...
Se te encantei com meu talento
Acabo te vendendo uma canção
Passei... Aquela dor venceu espinhos
"Amor Perfeito" em nosso ninho
Que foi desfeito ao luar
Prazer... Me chamam Nelson Cavaquinho
Tatuei em meu caminho
Seletas obras musicais
Sonhei que "Folhas Secas" cobriam meu chão
Pra delírio dessa multidão
Impossível não emocionar
Chorei... Ao voltar para minha raiz
Ao teu lado eu sou mais feliz
Pra sempre vou te amar!
Mangueira é nação... É comunidade!
“Minha Festa", teu samba ninguém vai calar!
Sou teu filho fiel, Estação Primeira,
Por tua bandeira vou sempre lutar!
Site Oficial: www.mangueira.com.br

Fotos do Desfile
Foto: Carolina Lauriano / G1
Foto: Luciola Villela/G1
Foto: Carolina Lauriano/ G1
Foto: Carolina Lauriano / G1

Deixe um comentário