Sempre gostei dos filmes no estilo de Paranoia, e isso não é de hoje. Não entendo como não havia assistido esse filme antes. Alem de ter no elenco Sarah Roemer, atriz que me impressionou desde o primeiro episódio de The Event, é uma história que consegue não ser apenas mais um clichê, muito pelo contrário.

Paranoia (Disturbia)

Estreia: 13 de Abril de 2007 (nos EUA)
Sinopse: Kale (Shia LaBeouf) está sob prisão domiciliar por 3 meses, sendo que caso dê um passo além do perímetro de 30 metros irá para uma prisão de verdade. Desta forma ele vive em sua casa, jogando videogame, navegando pela internet, vendo TV e espionando as pessoas pela janela do seu quarto. Um dos seus alvos é Ashley (Sarah Roemer), sua linda vizinha que logo torna-se sua amiga e, para sua surpresa, também se interessa em espionar a vida alheia. Até que um dia eles passam a desconfiar que um dos vizinhos é na verdade um assassino.
História: Já ouvi, ou até mesmo assisti, algum filme onde uma pessoa espionava os vizinhos, e desconfiava que ali poderia existir um assassino em série. E é essa a história de Paranoia, mas ao contrário do que sempre acontece, Kale que está espionando está em prisão domiciliar e não pode sair na calçada para tentar investigar, e para descobrir e provar que seu vizinho é um assassino em série, conta com ajuda de seu amigo Ronnie, e Ashley, uma linda jovem que é sua nova vizinha. Mesmo sendo uma história comum, o roteiro agrada.
Elenco: Um dos principais pontos do filme com certeza é a atuação dos três jovens que estão investigando a história do vizinho assassino. Sendo fã de Sarah Roemer, sou suspeito a falar, mas a californiana está espetacular, e não é atoa que ganhou prêmio de melhor atriz. Aaron Yoo também vive o personagem como deve ser, mas Shia LaBeourf é muito mais do que um ator que surpreende, foi nesse filme que ele se mostrou um ótimo ator, e até conquistando dois prêmios. Shia não é apenas o ator que consegue dar um ar de detetive, mas também de personagem que realmente vive uma paranóia.
Suspense: Talvez seja a unica coisa que deixa a desejar. São poucos os momentos que 'arrepia' ou até mesmo 'assusta'. Mesmo essa não sendo a verdadeira intenção, assim, isso não estraga o filme.
Negativo: O que de fato vira um ponto negativo do filme, é o final, que foi um tanto quanto rápido demais. Talvez se tivessem prolongado alguns minutos, o filme poderia ter sido ainda melhor. 

Claro, para um filme receber uma nota perfeita, ele tinha que ser perfeito, mas Paranoia chega quase lá, é recomendadíssimo, e merece um 9.

Um Comentário