Atividade Paranormal (Paranormal Activity)

Estreia: 04 de Dezembro de 2009 
Resenha:  Estava querendo assistir esse filme a muito tempo, mas antes tarde do que nunca. Depois da tão aguardada espera de mais de 1 ano, se eu dissesse que me assustei horrores com o filme, eu estaria mentindo, mas é o tipo de filme que te prende na poltrona do começo ao fim. Pode-se dizer que o filme é muito mais um documentário caseiro, o que não deixa de ser verdade, mas este que teve baixos custos e altos lucros é um ótimo filme, seja ele documentário ou não.
Tudo começa com Micah (Micah Sloat) comprando uma câmera para tentar resolver os problemas de sua namorada, que desde pequena sofre com fenômenos sobrenaturais, o que acredita ser um fantasma. No príncipio, a namorada de Micah, Katie (Katie Featherston) é contra o uso da câmera, pois ela acredita que isso pode atormentar a 'coisa' que a atormenta, e por isso pede ajuda a um médium, que diz que não se trata de um fantasma, mas sim, de um demônio, e por isso não pode ajudar o casal. O que Micah passa a fazer, é gravar tudo o que acontece na vida do casal, que depois do uso da câmera, começa a ficar cada vez mais complicada, já que o tal demônio passa a se manifestar cada vez mais. Nas primeiras noites, apenas com luzes sendo acesas, ou sombras registradas pela câmera, mas conforme o tempo vai passando... O demônio fica mais agitado. O motivo? Simplesmente pelo fato que o idiota do Micah começa provocar o mesmo, tentando conversar com o ele, desafiando-o. Tá, agora me diz, quem em sã consciência iria confrontar um demônio? O fato disso acontecer, não estraga o andamento do filme.
A história de Atividade Paranormal, em si, é muito bem criada, e o que dá a sensação de realismo no filme agrada ainda mais. Filmado praticamente com uma única câmera, a sensação de que tudo aquilo realmente aconteceu é muito grande. O melhor do filme, é que ele se foca apenas na história do casal, o que não precisa contar mais sobre outros personagens, o que já é muito melhor. Já o pior, não é as imagens muito caseiras e ruins, já que isso que dá o realismo. O ruim mesmo são os atores, que chegam a ser lamentáveis. Apesar deles terem interpretado eles mesmo, para que esse realismo fosse ainda maior, esse foi um ponto que eu não gostei. Talvez se ele se passassem por um pequeno personagem, como é na maioria dos filmes de terror, os sustos também fossem maiores. Mas claro que isso não estragou o filme, já que com um orçamento tão baixo (US$15.000.000), arrecadou quase US$ 200.000.000, o que não aconteceria se o filme fosse péssimo.
Dizem que não se deve assistir sozinho, ou dormir sozinho depois de assisti-lo. É um baita de um exagero, mas que em alguns pontos do filme você fecha as mãos de ansiedade, isso de fato acontece. Confesso que me assustei mesmo apenas na última cena, mas quem assisti, fica querendo identificar os fenômenos que podem acontecer, e que se não tiver atenção, são imperceptíveis, como algumas sombras do tal demônio. Se deseja assistir, vá em frente, não é tão assustador, alias, você pode ficar até com sono - não que tenha acontecido comigo - mas a expectativa do que vai acontecer é muito grande, e vale a pena.

Deixe um comentário