Três décadas se passaram, mas seu legado continua vivo e Robert Nesta Marley  continua conquistando súditos a cada dia que passa. O câncer impediu que Bob Marley continuasse presente de corpo e alma, mas o nome do pai do Reggae jamais será esquecido.
Bob Marley nasceu na Jamaica, em 06 de fevereiro de 1945. Filho de uma família humilde, Bob cresceu sem a presença do pai e diversas vezes foi provocado por ser mulato. Essas provocações o ajudaram a ver o mundo de uma maneira mais crítica. O Ska foi o primeiro gênero musical a conquistar Bob, mas no Reggae que ele ganhou espaço em diversos países do mundo.
Adepto do Rastafári, uma religião que mistura o orgulho negro, profecias bíblicas e filosofia naturalista, Bob levou os ensinamentos desta religião ao mundo, provando ser um homem ouvido por multidões. Não escondia o uso da maconha, que era mostrado sempre em seus discos.
Sua doença foi diagnosticada em 1977, com uma ferida no dedão do pé, que posteriormente causaria a queda de sua unha. Descobriram então que Bob Marley sofria de algo parecido com um câncer de pele. Após recusar ajuda devido aos princípios do rastafári, Bob percebeu mais tarde que o tratamento era necessário e por isso foi à Alemanha procurar por um médico conceituado. Mas foi em vão. Depois de um intenso tratamento, Bob pegou um avião de volta à América, pois queria passar os últimos dias em sua terra natal. Não teve tempo de chegar à Jamaica, pois sua doença foi mais rápida e necessitou ser internado em Miami, onde faleceu em 11 de maio de 1981.
Bob Marley levou o nome de seu país ao mundo, e ainda hoje, rende lucros e muitas boas histórias para contar. A América e principalmente a África tem um carinho indescritível por essa figura que nos deixou precocemente, aos 36 anos. Vossa Majestade, o Pai do Reggae, continuará eterno nos corações de seus fãs.

“Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais” – Bob Marley 

Bob Marley - 06/02/1945 - 11/05/1981