Um acontecimento no inicio da noite do dia 25 de junho de 2009 chocaria o mundo. Lembro como se fosse ontem como a notícia da morte de Michael Joseph Jackson chegou até mim: estava eu em frente ao computador, e como de costume, a TV estava ligada 'para as paredes', até que um noticiário de um canal se inicia dizendo que Michael Jackson estava morto. Na mesma hora olhei para a TV, tentando descobrir se era isso mesmo que eu havia ouvido e infelizmente era. Não que eu fosse um fã incondicional de Jackson, mas era praticamente impossível associar sua imagem com a morte, mas isso aconteceu há exatos dois anos.

Negro, Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 na cidade de Gary. Filho de Joseph e Katherine Jackson, era o sétimo de nove filhos. O pai logo percebeu o talento de Michael e dos irmãos, foi aí que a família se mudou para a Califórnia, onde criaram o Jackson Five, um grupo de muito sucesso na época, no entanto, os irmãos apanhavam do pai, o que se tornou um trauma na vida dos irmãos. Depois de iniciar sua carreira solo, o Jackson Five mudou de gravadora, com isso, também mudou o nome do grupo que passou a se chamar The Jacksons.

No final da década de 70, depois de cair em um ensaio e fraturar o nariz, Michael passou pela sua primeira cirúrgia. Alguns anos depois, após várias discussões por alguns trabalhos paralelos que Jackson estava, ele lançou o álbum Thriller, que é até hoje o álbum mais vendido da história, vendendo mais e 110 milhões. Nessa época que ele se tornou o primeiro artista negro que teve uma música no ar na MTV, e que fez rádios dedicadas à população 'branca' tocar uma música de um negro. Foi um marco na história da música norte-americana.

1983 foi um ano especial para a carreira de Michael Jackson. Em uma apresentação comemorativa do aniversário de 25 anos da sua gravadora, Michael fez pela primeira vez o famoso e eternizado Moonwalk, um passo que consiste em um andar suave e deslizando de costas, e foi aí que ele passou a ser chamado de Rei do Pop. Ainda graças a essa memorável apresentação, Michael Jackson passou a usar o chapéu, jaqueta e luva, que viraram sua marca registrada. Foi naquele ano também que começou a moda dos vídeoclipes, claro, com um dedo do Rei do Pop.

O ano encerrou em alta para Michael, mas não podemos dizer que começou da mesma forma. No fim de janeiro de 1984, sofreu um grande acidente enquanto gravada um comercial, tendo seu cabelo incendiado e queimaduras de segundo grau pelo couro cabeludo. Depois de sair do hospital, continuou com seu trabalho na turnê de Thriller, conquistando diversos prêmios. Em 1985, ao lado de alguns artistas, gravou uma canção com o intuito de reverter os lucros contra a miséria na África, e foi aí que surgiu We Are The World, outro grande sucesso e recheado de prêmios.

Os anos foram passando, e a aparência de Jackson também. Sua pele começou a ficar mais clara, o que levou muitos a acreditarem que ele havia passado por uma cirúrgia, o que foi desmentido pelo proprio. As diversas doenças começaram a acompanhar a vida de Jackson, deixando-o aos poucos mais debilitado, apesar da pouca idade.

Em 1988 se mudou para Neverland, e continuou construindo sua carreira de sucesso e de críticas. No ínicio da década de 90, foi acusado de abusar sexualmente um garoto, e ainda no ano de 1993, fez uma visita ao Brasil. No ano seguinte, se casou com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, ficando com ela por apenas dois anos. Nessa época voltou ao Brasil, onde gravou cenas do clipe de They Don't Care About Us no Rio de Janeiro e na Bahia. Em 1996, casou-se novemente, com a enfermeira Debbie Rowe, com quem teve dois filhos.

O segundo milênio começou, e com ele os problemas de Michael Jackson aumentaram. Em 2002 teve o terceiro filho, após uma inseminação artificial, e em uma viagem à Berlim, mostrou o menino na janela de um hotel, coberto por um pano, o que gerou grande polêmica. Acusado novamente de abusar de um garoto, um profissional da área da saúde mental passou um dia com Michael, e concluiu que o cantor tinha idade mental de 10 anos, o que não era normal se fosse um pedófilo.

Após alguns anos lançado coletâneas, e sem aparecer muito na mídia, Michael Jackson anunciou uma turnê que se iniciaria em julho de 2009. Começou então uma grande sequência de ensaios, porém, na tarde do dia 25 de junho, Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca, devido a uma overdose de remédios.

Sua morte, como já citado, chocou o mundo. Naquela época, muitos eram os rumores sobre a morte do Rei do Pop. Algumas emissoras de TV, tentavam arrumar motivo para dizer que ele não estava morto, mas claro que isso não aconteceu. Michael Jackson faz falta, não só para o mundo da música, mas também para as caridades que ele fazia, seja pelas pessoas pobres da África, pelos portadores do vírus HIV, seja pelas crianças. Um homem polêmico, como qualquer outro, mas acima de tudo, um ídolo de gerações. Foram mais de 30 anos de carreira, 10 álbuns de estúdio e 10 coletâneas, além de muitos trabalhos em video e jogos. Hoje não está mais entre nós, no entanto, será sempre vossa Majestade Eterna, o Rei do Pop, Michael Jackson.

Michael Jackson - 29/08/1958 - 25/06/2009

2 Comentários

  1. Ah Rick, sempre gostei muito do Michael...

    ResponderExcluir
  2. Eu posso até não ser um fã incondional do Michael, mas com certeza ele é um exemplo e um ídolo da música que jamais será esquecido.

    Até porque, ele sim é uma majestade eterna!

    ResponderExcluir