E podemos dizer que a Copa do Mundo FIFA 2014 teve definitivamente sua abertura nesse sábado (30), quando aconteceu no Rio de Janeiro, o sorteio que definiu o grupo das eliminatórias da Copa do Mundo que acontecerá em menos de três anos, em solo brasileiro. Diversos astros do futebol, técnico das mais variadas seleções, e inclusive grandes nomes da música, participaram desse primeiro evento, que aconteceu na Marina da Glória. Para tirar as famosas bolinhas, que definiriam os confrontos, astros do passado e do presente, e algumas surpresas que podem ser desagradáveis quando o ano de 2013 chegar, afinal, de 166 países filiados, apenas 32 participarão da competição, incluindo o Brasil, país sede.

Tivemos diversos discursos, antes do inicio dos sorteios, como foi o caso da nossa presidente, Dilma Roussef, que disse: "O Brasil continua a ser identificado como país do futebol. Nós amamos o futebol. Aqui nasceram grandes craques de todos os tempos, a começar pelo maior deles, o nosso querido Pelé, a quem nomeamos embaixador para a Copa do Mundo 2014."

Começou o sorteio, primeiramente pela África onde Neymar e Cafu foram os responsáveis para tirar as bolinhas, e colocaram África do Sul em um grupo com Botsuana, República Centro-Africa e Somália ou Etiópia, confronto inclusive ridicularizado nas redes sociais. Já Gana, sensação africana na última Copa, ficou ao lado de Zâmbia, Sudão e Lesoto ou Burundi. O continente ficará com 5 vagas.

Para o sorteio das eliminatórias ásiaticas, Zico, o eterno galinho, e o jogador são-paulino Lucas, colocaram Japão em um grupo ao lado de Uzbequistão, Síria e Córeia do Norte, e no final de todas as fases, 4 países se classificam automaticamente para o Mundial, enquanto um país disputará a repescagem. Enquanto isso, Bebeto e Lucas Piazon ficaram responsáveis pelos potes de América do Norte, Central e Caribe, onde além de uma primeira fase já realizada, teremos a segunda fase com 6 grupos, e posteriormente, os países classificados disputam contra países classificados automaticamente para esta fase. As eliminatórias da CONCACAF garantem 3 vagas para o Mundial, além de uma vaga direta para a repescagem.

O continente com o menor número de países, a Oceania, contou com o genial Zagallo e o vascaíno Felipe Bastos para o sorteio. Na Oceania, a primeira fase é composta pelos piores países no Ranking no FIFA, enquanto a segunda fase é a Copa das Nações da OFC, em 2012, algo semelhante a Copa América e por fim, a terceira fase, onde um único país participará da repescagem, ou seja, é o único continente que não tem vaga direta para a Copa do Mundo 2014.

Ronaldo, o fenômeno, e Paulo Henrique Ganso, foram responsáveis em sortear os grupos europeus. Com 53 países, o continente ficará com 13 vagas, sendo assim o país que mais terá participantes. Uma surpresa é ver a França, campeã do mundo de 1998 ficar no Pote 2, que tinha apenas países considerados a segunda força do futebol europeu. Graças a isso, França e Espanha (atual campeã) caíram no mesmo grupo e apenas um garante vaga antecipada para o mundial. Croácia e Sérvia, que faziam parte da antiga Ioguslávia, também se enfrentam. Temos ainda Itália, Dinamarca e República Checa no mesmo grupo, o que também acontece com Alemanha, Suécia e Irlanda.

A América do Sul é o único continente que não precisou de sorteio, já que como todos sabem, teremos um torneio em turno e re-turno, onde quatro se classificam automaticamente, e um país participa de uma repescagem, além do Brasil.

O mundial acontece entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. Antes disso ainda temos a Copa das Confederações, em 2013.

Deixe um comentário