Fotos: Reuters
Há pelo menos quatro meses, todos sabiam que um dia essa notícia marcaria a semana, pois era questão de tempo para o melhor carro e o melhor piloto conquistarem o título do Mundial de Pilotos da Fórmula-1 2011. Isso enfim aconteceu nesse domingo (09) quando o alemão Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada em 3º lugar no Grande Prêmio do Japão, faturando assim o seu Bicampeonato na categoria mais importante do automobilismo.
O final de semana começou no Circuito de Suzuka com Vettel precisando somar apenas um ponto para se sagrar o campeão da temporada, mas depois de 14 corridas figurando sempre entre os 4 primeiros da classificação final (o que daria ao piloto 12 pontos), nem mesmo os mais pessimistas diriam que Vettel não conquistaria o título neste GP. No treino classificatório de sábado, o alemão cravou a pole-position com um tempo de 1:30.466, e restou ao inglês Jenson Button, que também largou na primeira fila, torcer para que algum problema acontecesse com o imbatível carro de RBR (Red-Bull-Renault), para que assim Vettel não somasse nenhum ponto. A mandiga de Button precisava ser muito forte.
Dirigindo este carro imbatível, Vettel ficou longe de ter algum problema que impedisse que ele terminasse a corrida. Logo na largada, foi ousado como os grandes pilotos da história da categoria, e fechou Button, que colocou as duas rodas na grama, mas ainda assim continuou na pista. Esse pequeno incidente até chegou a ser analisado pelos comissários da corrida, entretanto o alemão não recebeu nenhuma punição.
Vettel, que continuou na ponta, fez aquilo que tem feito desde o último ano, e aos poucos foi abrindo vantagem de seus adversários, porém o alto desgaste dos pneus fez com que ele antecipasse a sua parada nos boxes que aconteceu na 9º volta. Button fez o mesmo duas voltas depois, e aí começou uma disputa entre os dois pela melhor volta da corrida. Apesar de Vettel ser um piloto excepcional, foi o mais experiente Button que conseguiu economizar os pneus, fazendo sua 2ª parada muito tempo depois do principal rival.
Um pouco atrás dos dois, o brasileiro Felipe Massa e o inglês Lewis Hamilton voltavam a ser os protagonistas de uma intensa briga por posições, como já aconteceu em outras corridas. Em uma dessas tentativas de ultrapassagem, o inglês que há tempos comete uma besteira atrás da outra, tocou no carro do brasileiro da Ferrari e um pedaço do carro ficou na pista, causando a entrada do Safety-Car, fazendo com que todos os carros se alinhassem novamente. Melhor para Vettel, que ficava cada vez mais perto de conquistar o seu bicampeonato mundial, mesmo que Button liderasse a prova.
Os pneus médios colocados por Vettel na 34ª volta, causou uma rápida perca de velocidade e da 2ª colocação, que ficou com o também bicampeão mundial, Fernando Alonso. Os três primeiros colocados continuaram o mesmo até a 53ª e última volta do GP do Japão. Alonso até tentou se aproximar de Button nas últimas voltas, porém o carro da McLaren de Button foi superior a sua Ferrari, que há anos não é mais a mesma.
Com 1h30m53s427 de prova, Jenson Button fez sua parte e subiu ao ponto mais alto do pódio, porém Sebastian Vettel chegou em 3º, encerrando assim o Mundial de 2011 da Fórmula-1 com quatro corridas de antecedência. Em 2º lugar ficou Fernando Alonso. O brasileiro Felipe Massa chegou em 7º, enquanto Bruno Senna e Rubens Barrichello chegaram em 16º e 17º, respectivamente. O único abandono foi do suíço Sebastien Buemi, que abandonou a prova na 11ª volta, após sua roda dianteira ter sido mal colocada e se soltado logo depois do pit-stop. Na 52ª volta, Button cravou 1m36s568, sendo a volta mais rápida da prova.
A 62ª temporada da Fórmula-1 se iniciou em 27 de março, com o Grande Prêmio da Austrália vencido por Sebastian Vettel, o campeão da temporada. Vettel voltaria a vencer também na Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália e Cingapura. O alemão ficaria em segundo na China, Canadá, Inglaterra e Hungria. A pior colocação do campeão aconteceu no GP da Alemanha, quando terminou em quarto lugar. Faltando o GP da Coreia do Sul, Índia, Emirados Árabes e Brasil, Vettel somou até então 324 pontos, contra 210 de Button, o 2º colocado. Fernando Alonso, com 202, Mark Webber, 194 e Lewis Hamilton com 178 ainda brigam pelo vice campeonato.
Vettel, que nasceu em 3 de julho de 1987, em Heppnheim-ALE, começou sua vida no automobilismo com apenas 7 anos, correndo kart. Em 2004 foi campeão da F-BMW alemã e no ano seguinte se tornou piloto júnior da Williams. Sua estreia na F1 aconteceu pela BMW Sauber, no GP dos EUA de 2007, quando substituiu o polonês Robert Kubica, terminando em 8º lugar. Foi contratado pela Toro Rosso (a equipe B da Red-Bull), onde disputou o mundial de 2008. Foi por ela que Vettel conquistou sua primeira vitória, no Grande Prêmio da Itália de 2008. Depois que David Coulthard se aposentou em 2008, Vettel foi para a Red-Bull no ano seguinte e logo nas primeiras corridas conquistou sua segunda vitória. Em um campeonato mais disputado, em 2010 o alemão se sagrou campeão com apenas 4 pontos de diferença para o segundo colocado, Fernando Alonso. Nessa temporada, subiu ao lugar mais alto do pódio no GP da Malásia, Europa, Japão, Brasil e Emirados Árabes.
Com o bicampeonato, Vettel que já bateu diversos recordes, se sagrou o bicampeão mais jovem da história da categoria, com apenas 24 anos e 87 dias de idade.
Se ninguém para-lo, não tenho dúvidas que um dia ele poderá superar seu conterrâneo, Michael Schumacher, que foi campeão em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Capacidade para isso Sebastian Vettel tem e já mostrou isso nos dois últimos campeonatos.

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