Fotos: Reuters |
Há
pelo menos quatro meses, todos sabiam que um dia essa notícia marcaria a
semana, pois era questão de tempo para o melhor carro e o melhor piloto
conquistarem o título do Mundial de Pilotos da Fórmula-1 2011. Isso enfim
aconteceu nesse domingo (09) quando o alemão Sebastian Vettel cruzou a linha de
chegada em 3º lugar no Grande Prêmio do Japão, faturando assim o seu Bicampeonato
na categoria mais importante do automobilismo.
O
final de semana começou no Circuito de Suzuka com Vettel precisando somar
apenas um ponto para se sagrar o campeão da temporada, mas depois de 14
corridas figurando sempre entre os 4 primeiros da classificação final (o que
daria ao piloto 12 pontos), nem mesmo os mais pessimistas diriam que Vettel não
conquistaria o título neste GP. No treino classificatório de sábado, o alemão
cravou a pole-position com um tempo de 1:30.466, e restou ao inglês Jenson
Button, que também largou na primeira fila, torcer para que algum problema
acontecesse com o imbatível carro de RBR (Red-Bull-Renault), para que assim Vettel
não somasse nenhum ponto. A mandiga de Button precisava ser muito forte.
Dirigindo
este carro imbatível, Vettel ficou longe de ter algum problema que impedisse
que ele terminasse a corrida. Logo na largada, foi ousado como os grandes
pilotos da história da categoria, e fechou Button, que colocou as duas rodas na
grama, mas ainda assim continuou na pista. Esse pequeno incidente até chegou a
ser analisado pelos comissários da corrida, entretanto o alemão não recebeu
nenhuma punição.
Vettel,
que continuou na ponta, fez aquilo que tem feito desde o último ano, e aos
poucos foi abrindo vantagem de seus adversários, porém o alto desgaste dos
pneus fez com que ele antecipasse a sua parada nos boxes que aconteceu na 9º
volta. Button fez o mesmo duas voltas depois, e aí começou uma disputa entre os
dois pela melhor volta da corrida. Apesar de Vettel ser um piloto excepcional,
foi o mais experiente Button que conseguiu economizar os pneus, fazendo sua 2ª
parada muito tempo depois do principal rival.
Um pouco atrás dos dois, o brasileiro Felipe Massa e o inglês Lewis Hamilton voltavam a ser os protagonistas de uma intensa briga por posições, como já aconteceu em outras corridas. Em uma dessas tentativas de ultrapassagem, o inglês que há tempos comete uma besteira atrás da outra, tocou no carro do brasileiro da Ferrari e um pedaço do carro ficou na pista, causando a entrada do Safety-Car, fazendo com que todos os carros se alinhassem novamente. Melhor para Vettel, que ficava cada vez mais perto de conquistar o seu bicampeonato mundial, mesmo que Button liderasse a prova.
Um pouco atrás dos dois, o brasileiro Felipe Massa e o inglês Lewis Hamilton voltavam a ser os protagonistas de uma intensa briga por posições, como já aconteceu em outras corridas. Em uma dessas tentativas de ultrapassagem, o inglês que há tempos comete uma besteira atrás da outra, tocou no carro do brasileiro da Ferrari e um pedaço do carro ficou na pista, causando a entrada do Safety-Car, fazendo com que todos os carros se alinhassem novamente. Melhor para Vettel, que ficava cada vez mais perto de conquistar o seu bicampeonato mundial, mesmo que Button liderasse a prova.
Os
pneus médios colocados por Vettel na 34ª volta, causou uma rápida perca de
velocidade e da 2ª colocação, que ficou com o também bicampeão mundial,
Fernando Alonso. Os três primeiros colocados continuaram o mesmo até a 53ª e
última volta do GP do Japão. Alonso até tentou se aproximar de Button nas
últimas voltas, porém o carro da McLaren de Button foi superior a sua Ferrari,
que há anos não é mais a mesma.
Com
1h30m53s427 de prova, Jenson Button fez sua parte e subiu ao ponto mais alto do
pódio, porém Sebastian Vettel chegou em 3º, encerrando assim o Mundial de 2011
da Fórmula-1 com quatro corridas de antecedência. Em 2º lugar ficou Fernando
Alonso. O brasileiro Felipe Massa chegou em 7º, enquanto Bruno Senna e Rubens
Barrichello chegaram em 16º e 17º, respectivamente. O único abandono foi do suíço
Sebastien Buemi, que abandonou a prova na 11ª volta, após sua roda dianteira
ter sido mal colocada e se soltado logo depois do pit-stop. Na 52ª volta,
Button cravou 1m36s568, sendo a volta mais rápida da prova.
A
62ª temporada da Fórmula-1 se iniciou em 27 de março, com o Grande Prêmio da
Austrália vencido por Sebastian Vettel, o campeão da temporada. Vettel voltaria
a vencer também na Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália e
Cingapura. O alemão ficaria em segundo na China, Canadá, Inglaterra e Hungria.
A pior colocação do campeão aconteceu no GP da Alemanha, quando terminou em quarto
lugar. Faltando o GP da Coreia do Sul, Índia, Emirados Árabes e Brasil, Vettel somou
até então 324 pontos, contra 210 de Button, o 2º colocado. Fernando Alonso, com
202, Mark Webber, 194 e Lewis Hamilton com 178 ainda brigam pelo vice
campeonato.
Vettel,
que nasceu em 3 de julho de 1987, em Heppnheim-ALE, começou sua vida no
automobilismo com apenas 7 anos, correndo kart. Em 2004 foi campeão da F-BMW
alemã e no ano seguinte se tornou piloto júnior da Williams. Sua estreia na F1
aconteceu pela BMW Sauber, no GP dos EUA de 2007, quando substituiu o polonês
Robert Kubica, terminando em 8º lugar. Foi contratado pela Toro Rosso (a equipe
B da Red-Bull), onde disputou o mundial de 2008. Foi por ela que Vettel conquistou
sua primeira vitória, no Grande Prêmio da Itália de 2008. Depois que David
Coulthard se aposentou em 2008, Vettel foi para a Red-Bull no ano seguinte e
logo nas primeiras corridas conquistou sua segunda vitória. Em um campeonato
mais disputado, em 2010 o alemão se sagrou campeão com apenas 4 pontos de
diferença para o segundo colocado, Fernando Alonso. Nessa temporada, subiu ao
lugar mais alto do pódio no GP da Malásia, Europa, Japão, Brasil e Emirados
Árabes.
Com
o bicampeonato, Vettel que já bateu diversos recordes, se sagrou o bicampeão
mais jovem da história da categoria, com apenas 24 anos e 87 dias de idade.
Se
ninguém para-lo, não tenho dúvidas que um dia ele poderá superar seu conterrâneo,
Michael Schumacher, que foi campeão em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e
2004. Capacidade para isso Sebastian Vettel tem e já mostrou isso nos dois
últimos campeonatos.