Qual seu número?, Karyn Bosnak, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2011, 414 páginas.

What’s your number?, lançado originalmente em 2006, chegou recentemente ao Brasil com o nome Qual seu número?, sendo lançado pela Novo Conceito e é o tipo de livro engraçado do inicio ao fim, e que apesar de ser um pouco mais adulto, não é nada exagerado. Mas vale lembrar desde o inicio que é um livro muito feminista e aborda diversos sentimentos e atitudes do dia-a-dia de uma mulher. Karyn Bosnak, autora do livro, mora atualmente em Nova York, e além de escritora é produtora de televisão. Escreveu também Save Karyn, traduzido para diversos idiomas.
A protagonista é Delilah Darling, que com quase 30 anos, já se relacionou com 19 homens diferentes e decide que seu limite será de 20 homens logo após descobrir que a média é de 10,5 parceiros sexuais na vida toda. Sua vida pessoal, que até então não tinha o porquê reclamar, passa por mudanças: sua irmã mais nova está prestes a se casar, ela perde o emprego e depois de alguns goles a mais dorme com o 20º cara. Havia atingido seu limite e não encontrado o seu verdadeiro amor, por isso precisava agir. “Eu deveria estar em um bar com meus amigos e colegas do trabalho, espairecendo e agindo como uma idiota, e não sentada sozinha em um quarto contemplando minha autoestima. Eu posso encarar o mundo real amanhã e no dia depois de amanhã, e depois disso também. (pág. 39)”.
Não querendo ultrapassar seu limite, e nem ficar sozinha, Delilah resolve procurar por todos os homens com quem havia transado para descobrir se algum deles era o amor de sua vida e ela não havia percebido. Nessa sua aventura, Delilah conta com o pouco que ganhou por ter sido demitida, com a ajuda de Colin, que investiga para descobrir onde todos moram e o que fazem, além dos conselhos e preocupações de sua amiga Michelle, e de toda sua família. “Ainda acho que a imagem de uma mulher de 70 anos que já transou com 78 homens é um pouco inquietante. Mesmo assim, se algum dia eu chegar a esse ponto, eu espero já ter parado de contar com quantos homens fiquei. (pág. 414)”.
Posso dizer que criei uma enorme expectativa por este livro e acredito que não foi uma decepção, apesar de ter muitos pontos que fariam eu desistir de ler no inicio. O que ajuda para que isso não aconteça, é a escrita de Bosnak. Ela conta a história em 1ª pessoa de uma maneira muito simples e engraçada, conseguindo tirar diversas gargalhadas ao longo de toda a história. História essa que é muito bem construída, apesar de que logo no inicio o fim parece certo. Pelo menos pra mim foi assim. A escrita da autora é tão contagiante, que as 414 páginas não desanimam, afinal sabemos que quanto mais lermos, mais vamos nos divertir com Qual seu número?. Isso acontece porque, como já podíamos esperar, Delilah entra nas mais diversas confusões nessa sua busca pela alma gêmea, e mesmo quando tudo dá errado, ela não desiste, até porque, é o seu futuro amoroso que está em jogo. Antes de contar como foi o reencontro com cada um de seus 20 parceiros, ainda conta como tudo aconteceu no passado, algo bem interessante.
Para a construção de uma comédia romântica, é necessário bons personagens e isso possui e muito. Com as mais diversas personalidades e objetivos em vida. Alguns engraçados, outros mais sérios, mas que ainda assim possuem certo humor. Ponto para Bosnak. Não poderia esquecer-se de falar sobre Eva, a cadelinha que passa a acompanhar a personagem principal nas aventuras, como uma verdadeira amiga. Acredite; Delilah a trata assim.
Como sempre, a Novo Conceito surpreende com a diagramação e toda a arte contida no livro. Na capa, temos a imagem do filme lançado recentemente, enquanto no interior, nas divisões de capítulos encontramos folhas de caderno, como se fosse um verdadeiro diário. Ainda nas divisões de capítulos, temos um mapa que mostra o caminho percorrido por Delilah e o homem que ela encontra no capítulo em si. Uma ideia muito interessante.
Outra coisa interessante no livro, é que em diversas partes (leia: na maioria das páginas) a autora cita celebridades da música, do cinema ou até mesmo estabelecimentos e ruas das cidades por onde sua personagem está. O livro é ainda recheado de notas, seja da própria autora, no caso Delilah, que nos explica algo de seu passado, por exemplo, ou também da tradução. Então já espere, pois você terá muitas coisas para ler no rodapé.
Qual Seu Número? é hilário do inicio ao fim, porém, como eu disse no inicio, explora muitos pontos, sentimentais ou não, da personalidade de uma mulher. Acredito que muitos (exatamente neste gênero) não irão gostar do livro por isso, mas aqueles que procuram uma comédia romântica capaz de tirar diversas gargalhadas, seja pelas situações ou palavras, e que não possuem preconceito pelos gêneros de livros, este é recomendadíssimo. Eu garanto!
Aproveito para agradecer a Editora Novo Conceito pelo kit cedido para que essa resenha pudesse acontecer e também o  kit da promoção. Aproveito também para convidar a todos a participar do concurso cultural valendo esse kit, clicando aqui. Lembrando que vai até o próximo dia 06/12. Ah, como disse o filme de mesmo nome foi lançado recentemente e pretendo assistir em breve. Aguardem que logo terá mais essa resenha.

Deixe um comentário