Meu Passado Me Condena (conto), Larissa Siriani, 2011, 10 partes.

Com apenas 19 anos, a parceira Larissa Siriani já lançou quatro livros, sendo que três deles foi lançado de forma independente. Paulistana, ela é moderadora do blog cine-books.blogspot.com, mas foi no seu blog pessoal que postou, em dez partes, o conto Meu Passado Me Condena.
Em Meu Passado Me Condena, conhecemos Karine, uma estudante de enfermagem que depois de três anos volta para sua cidade natal, Araçatuba, ao lado de seu namorado, Victor, um estudante de medicina. Ela enfim vai apresentar Victor, com quem namora há um ano e meio, para a sua família, porém, voltar para a cidade deixa Karine em pânico, afinal, a verdade sobre seu passado está prestes a ser mostrado ao namorado. “Além do mais, não é como se todo mundo fosse perfeito. Quero dizer, quem não comete erros quando é jovem? Eu certamente faço parte do time que só fez coisa errada! Mesmo assim, não é como se todo mundo fosse, sei lá, enfiar o dedo na minha cara e me chamar de vagabunda (parte I)”.
Quanto mais Karine fica na cidade, mais o seu passado vem lhe atormentar, e tudo o que ela aprontou em sua adolescência aparece repentinamente, como se fosse apenas para estragar seu relacionamento. Como ela esperava, Victor desconfiará de tudo e será preciso contar a verdade. Mostrar quem era realmente Karine antes de sair da cidade.
Apesar de não ter lido nenhum livro da Larissa, esse não o primeiro de seus contos que tive a oportunidade de ler. Desde que ela publicou, em junho, o conto Caixa de Nós Dois, tive a certeza de que ela leva jeito para a coisa e isso se confirmou com este novo conto.
Narrado em 1ª pessoa por Karine, sentimos como se estivéssemos vivendo a história junto com a personagem, tamanha a realidade e principalmente o uso, em diversas partes, do desabafo da personagem, como se estivesse conversando com o leitor. Essa foi uma das características da autora que achei interessante. Outro ponto interessante, são as falas, que mesmo sendo apenas um conto, consegue ser rico em detalhes, e empolgante.
As personagens são bem trabalhadas, e nem mesmo o pequeno espaço de algumas delas atrapalha o desenrolar da história. Não podemos se esquecer que é apenas um conto, então não é algo para ser criticado. Uma das personagens mais engraçadas é Anita, uma antiga amiga da narradora, que é hilária. Ri muito nas duas vezes em que ela apareceu ao longo do conto, mas há outras personagens hilárias, acredite.
Sim, quem pensa que o final é previsível acertou, entretanto o motivo que leva Karine a não querer ir para sua antiga cidade com Victor é um pouco surpreendente. Está certo que já imaginava alguns dos motivos, mas foi além do que poderia se imaginar, e como Victor diz no finalzinho, o que importa é quem a pessoa é, e não aquilo que ela foi. "- Sem isso tudo que você me contou, você não seria quem você é hoje. – Victor me disse, calmamente, acolhendo meu rosto entre as suas mãos – Eu talvez nem tivesse te conhecido. Sem esse monte de erros, você não seria a garota que eu amo hoje. (parte X)”
Aqueles que desejarem conferir o conto não deixe de acessar o blog da autora, clicando aqui, e procurar pelos posts. Quem preferir, pode fazer o download também no 4shared.

Quando a Larissa postou a primeira parte do conto, prometi que leria quando ela tudo tivesse postado tudo. Sempre que saia uma nova parte, corria para o blog ver se havia terminado, até que enfim isso aconteceu. Demorei ainda algumas semanas, mas enfim li e gostei bastante do livro, por isso só tenho que parabenizar a autora. Espero que gostem e que apreciem essa leitura.
Alias, recentemente ela iniciou uma campanha, também em seu blog, para colocar seu livro, As Bruxas de Oxford, nas livrarias de todo o país. Eu indiquei na única livraria da cidade. E você, vai ficar fora dessa?