O ano aos poucos vai começando de vez, e muita coisa está sendo preparada para colocar em prática no Over Shock, e uma das seções que serão modificadas é o De Olho Neles, onde entrevistamos diversas pessoas, sobretudo aquelas que estão ligadas a literatura e música. Enquanto nossa parceria com o blog Only the Strong Survive não tem inicio, o primeiro De Olho Neles do ano é com um artista nato. Ele já desenhou, já compôs, já cantou e recentemente estreou no mundo literário com um livro biográfico, contando a história de sua banda. Ele é Ocelo Moreira e agora estamos De Olho Nele:
Over Shock - Olá Ocelo, agradeço desde já a sua simpatia ao aceitar ser um dos entrevistados do blog e dizer que fico feliz por isso. Para começar, gostaria que você contasse um pouco mais sobre quem é o autor Ocelo Moreira.
Ocelo Moreira - Existe dois tipos de homens, os sábios e os guerreiros. Desses dois tipos de homens ele é o guerreiro. Porque desde sua adolescência que vêm lutando para um dia viver do que tanto gosta, nesse caso a arte. Ele sabe que ainda não vive do que gostaria de fazer por toda a vida e que ainda é apenas um neófito no mundo literário, mas ele também sabe que um passo já foi dado. Ocelo Moreira sempre foi um cara sonhador, consciente, firme e de pé no chão. E até hoje almeja ser um artista que possa criar e viver somente da sua própria arte, dos seus direitos autorais e ser feliz fazendo o que gosta porque assim ele decidiu ser por toda sua vida. Ele ainda pretende escrever muitos livros, não para agradar seus pares, mas para viver do que pensa. Ele também pretende ser sempre sincero ao escrever, conciso e às vezes até mesmo sarcástico se for preciso. 

Over Shock - Jogo Rápido
Nome Completo: Ocelo Moreira de Sousa
Cidade/Estado: Paracuru - Ceará
Data de Nascimento: 26/08/1977
Estado Civil: Casado
Time: Nenhum, só torço para a seleção brasileira em época de copa do mundo
Profissão: Professor e comerciante autônomo
Estilo de Música: Blues, Black Music, Country, Rock, Pop Rock e Rock’n Roll
Prato Preferido: Peixe ao Molho
Filme: Ben-hur (o antigo), O Gladiador, Exterminador-2, O sexto sentido, Os outros, Espíritos, O exorcista, Distrito 9, O curioso caso de Benjamin Button, O poderoso chefão, Rock - o lutador, Predador, Forrest Gump, Tropa de Elite 1 e 2, A espera de um milagre, Número 23, A vida de David Gale, O ilusionista e etc.
Autor: Paulo Coelho (Ficção/Não-Ficção), Dan Brown (Suspense Erudito), Gonçalo M. Tavares (Romance), J.K. Rowling (Infanto-Juvenil), J.R.R. Tolkien (Literatura Fantástica)
Frase: Todos os caminhos são mágicos se nos levam a nossos sonhos. - Paulo Coelho

Over Shock - Em seu livro, percebemos desde o inicio a sua relação com a arte, independente de qual seja, e conseguimos entender a importância que elas têm em sua vida. Você pode contar um pouco de como cada uma delas entrou em sua vida?
Ocelo - Quando criança eu descobri o desenho e desde então comecei a desenhar. Eu tinha apenas dez anos quando iniciei nessa arte. Eu a abandonei quando tinha vinte e poucos anos para me dedicar somente à música, pois nunca fui de seguir dois caminhos. E o outro motivo foi porque na música eu conseguia transpor e moldar meus pensamentos da maneira como sempre quis e assim transmitir o que penso. Mas confesso que a paixão pela música foi maior do que meu sentimento pelo desenho.
A música sempre esteve em minha vida desde quando eu era criança, e costumava ouvi-la todos os dias por influencia de meu pai que sempre gostou de música. Mas ela ainda era secundaria para mim até ouvir Raul Seixas pela primeira vez aos quinze anos, foi paixão pelo rock à primeira vista, ou melhor, à primeira ouvida. Desde então eu disse para mim mesmo: esse cara tá cantando o que pensa e eu também vou fazer o mesmo em minhas músicas. Sempre gostei de livros, mas eles ainda eram secundários para mim até o momento em que inesperadamente entre 2006 a 2007 eu comecei a ler freneticamente todos os livros de meu interesse, eu lia um pouco de tudo como Romances, Biografias, ficção, não-ficção, literatura fantástica e juvenil, Religião e Filosofia. A partir daí eu comecei a me interessar muito mais pelos livros do que a música, o que eu senti pela literatura foi um fascínio muito mais forte que tudo que eu já havia sentido anteriormente, tanto que quando percebi o que eu queria mesmo na vida era somente escrever, cheguei a relutar no inicio porque não acreditava no que estava sentindo, mas como você pode ver eu acabei cedendo!
“Um grande artista é como um modelo a ser seguido, e é visto como o espelho social de seu tempo. O artista é como um guerreiro porque a arte exige uma luta constante. Um verdadeiro artista está sempre combatendo por amor a ela e atingindo seus objetivos. evoluir, contribuir, viver e crescer. Porque um guerreiro da arte não para, apenas descansa enquanto sua obra prolifera sobre a Terra”.

Over Shock - Qual é o momento da banda que mais te emociona? Algum motivo em especial?
Ocelo - O momento em que gravamos o CD em estúdio, pois desde o inicio da banda esse sempre foi meu intento. E com esse objetivo alcançado poder expandir o que penso por meio da minha própria música.

Over Shock - A banda fez um sucesso inesperado, como você mesmo diz, mas infelizmente ela chegou ao fim. Como você acha que a banda estaria caso ainda estivesse em atividade?
Ocelo - Bem, se as pessoas com as quais tocavam comigo também não tivesse mudado, tudo estaria do mesmo jeito, ou seja, o entra e sai de músicos que nunca quiseram compromisso. E tudo isso atrapalha bastante para o amadurecimento e ascensão do grupo. Afora isso ela estaria bastante preparada, experiente ou até quem sabe, já seria conhecida nacionalmente.

Over Shock - Em que momento você decidiu que escreveria um livro contando a história da banda Carratos?
Ocelo - Mais ou menos um ano e meio antes da banda acabar, mas não levei a ideia a sério. Então em 2010, dois anos após a banda ter acabado, essa mesma ideia ressurgiu e não saiu mais da minha cabeça, mas só comecei mesmo a escrever o livro em janeiro de 2011.
“A banda é como uma família, se um deixa de cumprir com suas responsabilidades, ela sai do trilho. Assim também é a família: quando um deixa de cumprir com seus deveres, ela começa a desandar”.
Over Shock - Como foi o trabalho de escrita? Houve algum tipo de dificuldades na hora de publicar Carratos – Uma história de Rock?
Ocelo - No processo de escrita eu levei dois meses para concluir o livro. Comecei em janeiro de 2011 e no carnaval do mesmo ano eu já havia terminado de escrevê-lo. A respeito da dificuldade eu acho que sempre há com todos, principalmente para neófitos na literatura assim como eu. Tive que passar por duas analises feitas pela editora por quase dois apreensivos e ansiosos meses antes de ser aceito para a publicação.

Over Shock - Agora, com a carreira de escritor iniciando, você já tem outros projetos iniciados para o futuro? O que seus leitores podem esperar de Ocelo Moreira na literatura?
Ocelo - Sim, eu tenho outros projetos. Antes mesmo de escrever “Carratos-uma história de rock” eu havia iniciado outro livro, mas logo depois resolvi iniciar na carreira literária com a minha própria história. Eu estou com outro projeto que a temática também é a música, mas nesse caso será uma ficção. Eu também pretendo escrever algo como literatura fantástica, a verdade é que eu tenho quatro projetos para o futuro que por enquanto são apenas planos, mas que pretendo concretizá-los.

Over Shock - Você é fã confesso do grande Raul Seixas, mas há algum outro cantor que lhe inspirou na época da banda.
Ocelo - O Humberto Gessinger, líder dos Engenheiros do Hawaii, principalmente quando eu me tornei baixista da minha própria banda. Também gosto de outros cantores nacionais e internacionais. Mas para mim Raul Seixas foi o precursor do rock no Brasil e o mais importante e brilhante de todos os “rockers” que já houve em nosso país.
“Pois um grande homem vive com bastante intensidade a cada dia, como se não existisse o amanhã. E faz sua história sem se preocupar com glórias ou reputação, porque, no fundo, sabe que o sucesso é efêmero e a história é perene”.
Over Shock - E quais são os autores e livros que lhe inspiram?
Ocelo - Paulo Coelho e toda sua obra. José Saramago e seus principais livros como, O Ensaio sobre a Cegueira. J.K. Rowling e seus livros sobre Harry Potter. J.R.R. Tolkien e seu livro O Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis. E Gonçalo M. Tavares com seus brilhantes e rebuscados romances.

Over Shock - Se alguém, que pretende entrar na música, pedisse algum conselho, o que você diria? E se um autor iniciante fizesse a mesma coisa?
Ocelo - Aprenda a ouvir seu coração porque ele entende melhor das coisas que não conseguimos ver ou compreender e por isso ele nunca se engana. Isso serve tanto para a música quanto para a literatura ou qualquer outro caminho. Ao escolher seu caminho esteja inteiramente disposto a encará-lo, pois precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. Mas quando surgirem as decepções, as derrotas e o desanimo, o coração é uma ferramenta imprescindível para lhe mostrar a verdadeira estrada que tanto almeja.
“Não é por meio da morte que tudo vai acabar, mas por meio dela vamos nos encontrar”.
Over Shock - Bom, é isso Ocelo. Agradeço pela parceria, pelas suas respostas e aproveito para deixar o espaço aberto para você deixar suas palavras finais aos nossos leitores. Um abraço e obrigado.
Ocelo - Começarei com a seguinte frase: Há no mundo uma linguagem que todos compreendem: é a linguagem do entusiasmo, das coisas feitas com amor e com vontade, em procurar aquilo que se deseja ou no que se crê. Paulo Coelho
Nunca é tarde demais para começar tudo de novo.
Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Para ser feliz é só olhar as coisas como elas são, sem permitir da gente uma falsa conclusão. E seguir somente a voz do seu coração.  Raul Seixas
Siga em frente e não desista, pois a sociedade é bestcista.
Quando você quer alguma coisa vale apena lutar. - Ocelo Moreira

Se você caro leitor tem algum sonho, mas no momento está a protelar ou relutar por medo das decepções, desilusões ou desânimos, pois saiba que só será verdadeiramente feliz aquele que um dia conseguir viver do que sempre quis.