Muita ação, exploração e investigação. Não estou falando de nenhum jogo da série CSI, nem NCIS muito menos Criminal Minds, mas sim de L.A Noire, um dos jogos mais 'bonitos' de todos os tempos. O jogo não se destaca apenas por elementos básicos, como ambientação, trilha sonora e história, graficamente, é um dos jogos mais bem feitos e bem mais trabalhados. Foi usado em seu desenvolvimento, uma tecnologia chamada "Face Motion", onde o rosto de uma pessoa de verdade, onde atores tiveram seus rostos capturados e colocados no jogo, como você pode ver na imagem abaixo.


 Aaron Staton como Cole Phelps, personagem principal de L.A Noire

A história do jogo conta a vida de Cole Phelps, um ex fuzileiro Norte Americano, no qual saiu vivo da Batalha de Okinawa, ganhando uma medalha de prata. Phelps, volta para Los Angeles, e se torna um policial, e é onde a trama começa. Com o decorrer dos jogos, os atos e escolhas são fundamentais para o progresso da história do jogo, sendo assim, cada ato e escolha que você fizer, vai resultar em algo totalmente único. Depois de progredir um pouco na história, Phelps se tornará um detetive, e será o seu dever investigar dos casos mais simples, até os mais complexos.

Os detalhes dos cenários em geral, não são tão bem feitos, o que é mais trabalhado, são as 'cenas principais' como o lugar onde aconteceu o crime, ou interior de uma casa de um suspeito, mas a ambientação das ruas não é nada espetacular. Mas um ponto positivo da ambientação em geral que chama muita atenção, é o fato de que não são apenas os personagens principais, e os que tem algum papel fundamental na história do jogo que são feitos pelo 'Face Motion', mas sim TODOS, exatamente TODOS seres humanos presentes no jogo foram feitos com esta tecnologia, seja este personagem um pedestre qualquer ou então, um motorista, ou qualquer pessoa que seja, são todos bem detalhados.


 L.A Noire pode parecer um jogo simples, onde qualquer um pode jogar e zerar facilmente, mas não é nada disso. Este é um daqueles jogos onde qualquer mínimo detalhe é fundamental para o progresso da história. Mas como assim? Por exemplo, ao interrogar uma pessoa, você terá que prestar atenção em cada gesto que ela faz, na movimentação labial, nos olhares, para assim, interpretar se ela está mentindo ou não. Há sempre uma escolha certa, e quando você a descobre, é reproduzido ao fundo um som informando que você acertou, mas se você errar também, será reproduzido outro som, informando seu fracasso. Você não precisa acertar todas, há um certo número de tolerância, por exemplo, uma interrogação pode exigir apenas 4 acertos, de um total de 6. Sem falar é claro, que você vai precisar de um bom inglês para entender o que os personagens falam, se não, você não conseguirá progredir.

 Como o próprio nome diz, "L.A Noire", o jogo se passa em Los Angeles dos anos 40. Mas o que há de relevante nisso? A cidade em si. Todas as construções e prédios são feitos com uma fidelidade com os da vida real, que surpreende, como por exemplo a famosa Estação Union, famosa estação de Los Angeles, presentes em outros jogos como GTA San Andreas ( Reproduzida de forma fictícia como Unity Station, em Los Santos ) e em True Crime, porém, nenhum destes foram reproduzidos de maneira assustadora quanto L.A Noire. A forma de vestir e de falar, no caso o sotaque, são totalmente fieis aos da real Los Angeles dos anos 40.



  A trilha sonora não é um dos grandes destaques do jogo, pelo contrário, pouco se ouve de trilha sonora. As clássicas rádios, de outros títulos famosos, como GTA também da Rockstar, também está presente em L.A Noire, porém a variedade de música e estilo é bem limitada, sem falar que você não pode escolher o estilo que você quer ouvir, nem mesmo a rádio, as músicas são reproduzidas sequencialmente em uma lista de reprodução pré-definida da produtora. A trilha sonora do jogo em si, é bonita, mas como já disse, pouco aparece. Ela se apresenta principalmente em CG's, ou em diálogos in-game, ou então, em perseguições alucinadas contra suspeitos.

   Se você não tem um estomago forte, nem chegue perto de L.A Noire. A violência é muito presente no jogo, desde um carro banhado de sangue, ou então, pessoas pálidas com todo o sangue espalhado pelo chão, ou ainda membros de corpos espalhados por ai. Os casos em si, são simples, se você tiver uma noção de interpretação básica, ou assiste bastante séries como CSI, você vai se dar bem em L.A Noire, pois se você prestar atenção nos elementos e provas dos casos, você conseguirá interpretar. Quando você encontra uma prova de crime, você pode usa-la para acusar alguém, caso esteja mentindo, por exemplo : Você acredita que um certo homem matou uma mulher, então você o interroga. Ele dará o depoimento e seu álibi, então, se você tiver provas concretas para acusa-lo, poderá usar e prende-lo. Pode parecer bem complexo, mas após algumas horas de jogo, tudo isso se torna natural e divertido.




    Um dos elementos mais legais de L.A Noire é uma pitadinha de RPG que o jogo contém. Quando você resolve um caso, você ganha alguns pontos, os famosos XP, e então, você vai subindo de Level, progredindo sua carreira policial, fazendo com que você tenha mais recursos nos seus casos, como 'Intuition Points' que são usados para marcar todas as provas presentes no local no seu mini-mapa, ou ainda, descobrir automaticamente se uma pessoa está mentindo ou não. Pode parecer que isso facilita muito o jogo, porém é uma grande ajuda para quem não é muito bom neste estilo de jogo. Sem falar que há varias opções no jogo para dificulta-lo, caso você ache muito difícil, como por exemplo, remover o som de fundo que toca quando você encontra uma pista, ou ainda, a indicação de que há uma pista em determinado lugar. Porém você não é obrigado a fazer isso, caso não faça, você progredirá no jogo normalmente.

    Se você gostou do jogo e quer adquiri-lo, basta acessar o site da Steam, CLICANDO AQUI e então, efetuar sua compra.

Deixe um comentário