Foto: Jadson Marques/R7
Pouco mais de um ano antes da Copa das Confederações 2013evento preparatório para a Copa do Mundo – que acontecerá no Brasil, o governo de nosso país e a entidade máxima do futebol viveram dias de conflitos, discussões e polêmicas, tudo devido a uma declaração do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.
Segundo Valcke, o Brasil deveria levar um chute no traseiro para acelerar as obras em estádios - o que de fato é preciso em algumas cidades, onde as obras continuam atrasadas - e outros centros importantes para as competições que acontecem nos próximos anos. Tentando amenizar a situação, jornalistas e o próprio secretário-geral disseram que tudo não passa de uma falha na tradução do documento escrito por ele.
Após a polêmica, o presidente da entidade, Joseph Blatter, pediu por uma reunião com a presidente Dilma Rousseffque deve acontecer em breve - e também pediu perdão pelas palavras do secretário-geral, o que não diminuiu o atrito entre as duas partes, que vem se estendendo desde o segundo semestre de 2011. Já o governo brasileiro, pediu o afastamento de Jérôme Valcke, mas aceitou o pedido de desculpas.
Com tudo o que vinha acontecendo nos últimos dias, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, temia que aprovação da Lei Geral da Copa fosse adiada mais uma vez – o que vem acontecendo nos últimos cinco meses -, mas felizmente isso não aconteceu e a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou o texto da lei, que ainda precisa passar pelo Senado para passar a valer.
Com a lei aprovada, estudantes terão meia-entrada em determinadas categorias, enquanto os idosos terão descontos. Já a cerveja, que gerou muita discussão nos últimos meses, poderá ser consumida nos estádios da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, em 2013 e 2014 respectivamente. As escolas públicas e privadas também sofrerão mudanças com a Copa e as férias passarão a ser no período da competição. Os governos municipais e estaduais poderão também decretar feriados em dias de jogos nas cidades-sedes.
Mesmo com toda essa confusão, o andamento das obras não pode parar e Aldo Rebelo aproveitou para visitar as obras de alguns estádios ao lado de integrantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL), afirmando que a confusão não atrapalhará a preparação para o Mundial. Na manhã de terça-feira (06) o grupo foi até Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, onde está sendo construído o Itaquerão, futuro estádio do Corinthians e onde acontecerão os jogos no Estado.
Já na quarta-feira (07), Rebelo foi até Pernambuco e ficou satisfeito com o andamento das obras na Arena Pernambuco - contruída em São Lourenço da Mata, a 19km de Recife - dizendo inclusive que acredita na presença do Estado nordestino na Copa das Confederações do próximo ano. “As obras estão dentro do prazo, compatíveis com o calendário e acreditamos que Pernambuco estará pronto não só para receber a Copa do Mundo como também apto a ser sede da Copa das Confederações”, disse Rebelo.
Por fim, na sexta-feira (09), o ministro foi até o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde encontrou as obras adiantadas e disse estar feliz por isso. “Estou muito feliz com todas as informações. Considerei os trabalhos adiantados em relação ao cronograma. Tanto na questão estrutural quanto no que diz respeito à compra dos equipamentos necessários para o prosseguimento da obra. Não tenho dúvidas de que o Maracanã, assim como os outros estádios, estarão prontos para o Mundial”. O governo e os responsáveis pela obra no estádio, que receberá o jogo final das duas competições, confirmaram que o estádio será entregue em Fevereiro do próximo ano.
Resta torcer para que tudo dê certo, afinal, o Brasil, e os amantes do futebol, merecem que tudo ocorra como o planejado e que a maior competição do futebol mundial aconteça de maneira exemplar.