Para Sempre, Kim e Krickitt Carpenter, tradução de Ivan Panazzolo Júnior, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 144 páginas.

Emocionante e inspirador. Talvez essa seja a melhor definição para o livro do casal Kim e Krickitt Carpenter. Intitulado Para Sempre, o livro narra os momentos difíceis desse casal norte-americano que apesar de todas as adversidades continuaram juntos, honrando o juramento feito no dia do casamento.
Dividido em nove capítulos, o livro começa contando a maneira como Kim e Krickitt se conheceram, no outono de 1992. Em uma época sem as facilidades proporcionadas pela internet, essa história de amor teve um inicio inusitado, graças a uma ligação de Kim a uma loja em busca de informações sobre jaquetas para técnicos de beisebol. Nessa ligação, Kim é atendido por Krickitt e aquilo que tinha como objetivo ser apenas uma ligação, logo se transformou em uma amizade e mais tarde em um casamento que enfrentaria muitas dificuldades em tão pouco tempo.
Narrado exclusivamente por Kimmer Carpenter, conhecemos a partir do segundo capítulo, os eventos que sucederam um acidente sofrido pelo casal, no feriado de Ação de Graças de 1993. Acidente esse que feriu Kim e que deixou Krickitt com uma grave lesão na cabeça, onde todas as possibilidades mostravam que dificilmente ela sobreviveria. Apenas dois meses após o casamento, Kim e Krickitt estavam passando por uma experiência que mudaria a vida de ambos para sempre.
Milagrosamente, Krickitt se recupera, surpreendendo aos médicos. Porém, sua recuperação teria um peso inesperado a todos, principalmente a Kimmer. Mesmo se recuperando aos poucos de todas as lesões, sua esposa tinha sofrido algo mais sério do que ele imaginava e ao ser perguntada sobre o marido, ela simplesmente responde que não era casada. Ali inicia uma nova etapa na vida do casal e ele precisa então conquistar sua esposa pela segunda vez.

“Eu me sentia incapaz de aceitar o fato de que aqueles olhos azuis haviam se fechado para sempre, e que eu nunca voltaria a ver aquele sorriso radiante que ela abria para mim do outro lado da mesa do jantar. (pág. 39)”.

Se essa história seria emocionante em uma ficção, isso aumenta completamente ao imaginar que tudo exposto nas páginas do livro de fato aconteceu e que ainda assim, o casal continuou junto, batalhando, contando com o apoio dos amigos e familiares, e com fé em Deus de que tudo iria se resolver. E para aqueles que desacreditam no amor verdadeiro, esse livro vem para provar que isso é possível mesmo nos dias atuais.
Kimmer não é um especialista no assunto, mas escreveu este livro com uma leveza capaz de envolver o leitor e fazê-lo devorar página por página. Não para saber o final – já que isso é claro para todos – e sim para entender tudo aquilo que ele passou pela mulher que amava e queria o bem. Há momentos repetitivos, o que pode ser considerado normal em um livro biográfico, e conhecemos todas as situações que envolveram aquela fase na visão de Kim e percebemos que, como qualquer outro em seu lugar, Kim teve seus momentos de fraquezas, o que não o impediu de amar e se esforçar para que seu casamento voltasse ao normal.

“Pela milésima vez, procurei pela mulher por quem havia me apaixonado de forma tão incrível. Eu sabia que ela estava ali, naquele corpo que se recuperava lentamente, lutando para conseguir sair. Ela tinha que estar ali. Eu não queria pensar em outra alternativa. (pág. 85)”.

Se não bastassem as dificuldades impostas a Krickitt pelo acidente, tudo se torna ainda mais complicado com as dívidas que surgem e os obstáculos que Kim enfrenta com seu emprego de treinador. Volta a aparecer o apoio dos amigos, e mais uma vez Kimmer se mostra um homem forte e apaixonado, se tornando um exemplo a seguir.
Essa história é tão inspiradora que a mídia a levou ao público e assim ficou conhecida no mundo todo. O casal já foi entrevistado pelos mais importantes veículos de comunicação dos EUA e a história virou filme. Demorou anos para isso acontecer, mas em breve o filme terá sua estreia no Brasil e Rachel McAdams e Channing Tatum interpretam o casal principal. Algumas críticas apontam que o filme é tão bom quanto o livro escrito por aquele que vivenciou essa emocionante história.
Para Sempre consegue ensinar ao leitor tudo aquilo que geralmente se espera de um casal e que está cada vez mais raro em tempos atuais. É uma lição de vida e de fé, onde o principal foco é mostrar que o amor é capaz de tudo, sem exceção. Uma história leve, capaz de inspirar, e recomendada para todos, afinal, lições nunca são demais e essa é para a vida toda. É para sempre.

“Era como se eu estivesse vivendo com duas mulheres que habitavam o mesmo corpo. Uma era doce e gentil, fazendo tudo o que podia para reconstruir nossa vida de casados. A outra era uma adolescente mal-humorada com acessos de fúria, que não se importava com o fato de que suas palavras me magoavam. (pág. 105)”.

Como sempre, agradeço a oportunidade dada pela editora Novo Conceito para que essa leitura pudesse acontecer. E aproveito também para reforçar a indicação desse livro para todos – apaixonados ou não; casais ou não – que querem uma história capaz de inspirar. E fiquem de olho pois ainda essa semana terá uma promoção via Twitter valendo um kit de Para Sempre. Aguardem!!