Depois de mais de 11 anos de espera, o Diabão está de volta. Um dos clássicos eminentes de PC, o primeiro RPG a misturar o gênero com ação em tempo real, quebrando a barreira dos RPGs de turno, voltou com tudo, e com muitas novidades, mas também, conservou tudo aquilo que era de sucesso na franquia. Todo este tempo foi suficiente para a Blizzard aprender com bons jogos do mercado dos RPGs, e aplicar os aprendizados no Diablo 3.

    A mudança mais visível, obviamente são os gráficos, já que o 3º game da série Diablo encontra-se várias gerações a frente de seu antecessor. Gráficos estes que causaram uma certa 'euforia' por parte dos fãs, contra a Blizzard. Acreditavam eles que os gráficos estavam muito coloridos para Diablo, porém, o jogo é ainda mais obscuro do que qualquer outro jogo da série. Como resposta a essas críticas, a Blizzard espalhou alguns Boss ester eggs por um mapa totalmente colorido, cheio de florzinhas e poneis bonitinhos pulando alegremente, como pode se ver na imagem CLICANDO AQUI. Visualmente o jogo é atrativo, porém não é o seu ponto mais forte, acredite.



    O melhor de tudo, para quem mora no Brasil, sem sombras de dúvidas é o fato de que o jogo está totalmente traduzido para o Português-BR, ou seja, tanto a parte escrita, quanto a dublagem é totalmente brasileira. O legal disso, é que você não precisa se esforçar lendo minusculas legendas, que muitas vezes não ajudam muito aqueles que não sabem alguma língua estrangeira. É possível encontrar pelo jogo algumas vozes familiares, como o dublador do Seu Madruga do Chaves, a voz do dublador do Samuel El Jackson e também a dubladora da Cruela do desenho 101 Dalmatas. Ver que a industria de games estrangeira está dedicando-se ao mercado brasileiro, buscando trazer os jogos traduzidos para nossa língua, mostra que o Brasil cada vez mais está crescendo seu mercado de jogos.
 
    Houve muitas mudanças de fato, no jogo, e maior delas foi na jogabilidade. Agora você não precisa ficar se perdendo distribuindo skills para o seu personagem, preocupando em distribuir em determinada habilidade, uma certa quantidade de pontos, tudo agora é mais fácil. O novo sistema de habilidades funciona da seguinte maneira: você pode ter todas as habilidades do jogo, e elas agora são liberadas conforme seu level, ou seja, conforme você vai subindo de nível, as habilidades são liberadas automaticamente, sem necessidade de investir pontos, porém, você ainda tem a opção de adicionar runas as habilidades, para fortalece-las e deixa-las ainda mais poderosas. Outra coisa fundamental ainda na parte de habilidades, é que cada classe tem seu determinado requisito para usar magias, deixando de existir a clássica mana, mas falarei mais disso adiante, junto com os personagens.


     O jogo não é só mil maravilhas, mesmo se falando de Diablo. Poderia ser perfeito, se não fosse um pequeno detalhe: é necessário estar a todo tempo conectado a internet, pela rede Battle.net para poder jogar. Diablo foi alvo de criticas por parte dos fãs, que fizeram petições, que nada adiantou para criar um modo single player para o jogo, para assim, aqueles que não tem internet, poderem jogar. Infelizmente esse não é o único problema com o jogo. A Blizzard prometeu várias coisas para os fãs, porém não cumpriu grande parte de tais coisas, mas prometeram lançar gradativamente estas melhorias através de atualizações.

    Outro fator que levou o jogo a ter nota negativa em grandes sites de Reviews, como o Metacritic, foi o grande congestionamento no lançamento do jogo, que apresentou diversos erros e problemas com conexão no servidor. Muitas pessoas faltaram ao trabalho, da escola, e de afazeres ao redor do mundo, para se conectarem no primeiro minuto, porém, se depararam com inúmeros erros, um dos mais comuns, o erro 37. Demorou algumas dezenas de horas para que tudo ficasse estabilizado, mas isso não conteve a fúria dos fãs, que pagaram cerca de R$100,00 pelo jogo.
   


  Voltando a falar de mudanças significantes, uma que pode agradar ou desagradar os fãs da franquia é as classes. As classes de Diablo 3 agora são : Arcanista, Feiticeiro, Caçador de Demonios, Monge e o Bárbaro que já estava presente no antecessor. Cada um possui um tipo de habilidade, e como disse anteriormente, cada personagem possui uma requisito para usar suas magias. Ao invés de escreve-las aqui, e especificar cada classe, é melhor assistir o maravilhoso trailer de lançamento dublado de Diablo 3, onde cada classe é explicada.



   Por fim, uma das grandes novidades, uma das que mais foram pedidas pelos fãs é a casa de leilões. É um sistema no qual o jogador pode vender itens adquiridos no jogo por dinheiro real, podendo assim, usar este dinheiro, para comprar outros itens, comprar produtos da Battle.net, como dias de jogo em World of Warcraft, ou ainda, sacar o dinheiro pelo PayPal, porém, quando você opta por sacar o dinheiro, você tem de pagar uma taxa para a Blizzard, para sacar este dinheiro. Muitos olharam para este sistema com um olhar critico, pelo fato de que a produtora sempre estará lucrando com isto, porém é uma maneira bem interessante de ganhar uns trocadinhos por aqueles itens que não te servem, que você pegou em uma dungeon difícil, ou de algum boss que te deu trabalho.
   Se você é fã da franquia Diablo, nem pense 2 vezes antes de comprar o 3º jogo da série, mas se você nunca jogou nenhum jogo da franquia da Blizzard, não merca tempo e vá comprar o seu, pois é um jogo essencial no computador de todo gamer. O preço é um pouco salgado, porém compensa muito.