Foto - Fonte das Informações: G1 - Regis Duvignau/Reuters - Wikipédia
Foi eleito em segundo turno no último domingo (06) o novo presidente da França. O socialista François Hollande derrotou o até o então presidente, Nicolas Sarkozy com 51,63% dos votos. Hollande assume o cargo no próximo dia 16.
Hollande é o segundo presidente socialista da V República Francesa e tem a missão de controlar a crise que atinge diversos países da Europa, incluindo a França, desde 2008. Uma das vontades do presidente eleito é renegociar o pacto fiscal, para incluir políticas de crescimento.
O principal candidato do Partido Socialista era Dominique Strauss-Kahn, que em 2011 se envolveu em um escândalo sexual e deixou o pleito. Só então Hollande foi escolhido para representar o partido fundado em 1969. No início de sua campanha, poucos eram os que acreditavam na vitória de Hollande, mas na primeira pesquisa de opinião, feita entre 4 de 6 e janeiro, já tinha 2 pontos percentuais a frente do candidato da União por um Movimento Popular, partido do então presidente. Após o primeiro turno, 22 pesquisas foram realizadas e Hollande apareceu na frente de Sarkozy em todas elas.
No primeiro turno, realizado em 22 de abril, havia 10 candidatos e Hollande totalizou 28,63% dos votos, contra 27,18% de Sarkozy. A candidata Marine Le Pen, da Frente Nacional, somou 17,9% e Jean-Luc Mélenchon obteve 11,11% para a Frente de Esquerda.
O primeiro a declarar a vitória de Hollande foi seu adversário, Nicolas Sarkozy, que tentava a reeleição. Pouco depois do fim das eleições, Sarkozy discursou e disse que François Hollande era o novo presidente francês e deveria ser respeitado. Sarkozy disse ter ligado para desejar boa sorte ao seu sucessor e agradeceu pelo que os franceses fizeram por ele nos últimos cinco anos, tempo que comandou o país francês: "Eu nunca vou poder retribuir aos franceses o que eles deram para mim nesses últimos anos”.
Após o pronunciamento de Sarkozy, François Hollande também fez o discurso e prometeu ser o presidente de todos os franceses. Ele completou ao dizer: “Há apenas uma França, uma nação, unida para o mesmo destino. Todos na França terão os mesmos direitos e as mesmas obrigações”. Em outro momento de seu discurso, disse: “Todas as minhas escolhas, todas as minhas decisões serão baseadas em dois critérios. É justo? E é realmente bom para os jovens da França”.

François Hollande
François Gérard George Nicolas Hollande nasceu em 12 de agosto de 1954, na cidade de Ruan, noroeste da França. Filho de um médico e de uma assistente social, Hollande teve sua primeira experiência política ao ser eleito prefeito da comuna de Tulle em 2001 e exercer o cargo até 2008. É casado com a jornalista Valérie Trierweiler, que o ajudou a mudar suas atitudes, sobretudo o seu humor, muitas vezes criticado.