Anderson Silva – Como Água (Like Water)

Resenha: O Mixes Martial Arts (MMA) é um dos esportes que mais cresce no Brasil e parte disso se deve a um dos maiores lutadores do mundo: Anderson Silva, o Spider. Anderson, que detém o cinturão do peso médio desde 14 de outubro de 2006, teve a sua preparação para uma das lutas mais importantes de sua carreira retratadas no documentário Anderson Silva – Como Água.
Dirigido por Pablo Croce, esse documentário tem muito a mostrar aos críticos do MMA, que não conseguem perceber que tudo não passa de um esporte. Violento? Sim, isso não dá para se negar, mas é um esporte que mostra a diferença entre os próprios lutadores, já que alguns pensam apenas na parte violenta e tem o instinto assassino, enquanto outros sobem ao ringue, conhecido como octógono, com outros objetivos, sobretudo profissionais.
É mostrando a diferença entre as personalidades dos lutadores, que conhecemos o desafiante de Anderson Silva: o polêmico Chael Sonnen. Desde que desafiou Anderson Silva pela primeira vez, o americano Sonnen fez diversas declarações polêmicas e preconceituosas, o que gerou críticas por parte dos brasileiros e fez com que a rivalidade entre os dois lutadores crescesse ainda mais – tanto que nas próximas semanas haverá uma revanche.
Anderson Silva – Como Água é focado na luta entre Silva e Sonnen pelo UFC 117, que aconteceu em 07 de agosto de 2010. Ao longo de pouco mais de uma hora, o documentário mostra toda a preparação física e psicológica do lutador brasileiro. É mostrado a preparação, os treinos, e a falta que a família de Anderson Silva faz a ele, já que a esposa e seus cinco filhos continuaram no Brasil nos meses que antecederam a luta nos EUA. Sonnen tem grande participação no documentário, e suas declarações, como disse, sempre polêmicas, tem o objetivo de transformar Silva no herói e Sonnen no vilão – o que de certa forma é verdade, apesar de que essa imagem pode ser mudada e vista por outros olhos.
Mas, é justamente a relação dos dois lutadores que mais surpreende, já após a luta, quando Anderson Silva ajoelha aos pés de Sonnen, mostrando que Anderson é um lutador humilde, e que apesar das aparências, não deixou que o sucesso o mudasse completamente.
O documentário ainda mostra como a imagem de Anderson Silva é valorizada nos EUA, apesar de estar lutando contra um lutador americano. Toda a parte dos negócios e das amizades de Silva é retratada, contando ainda com declarações de grandes nomes do Ultimate Fighting Championship (UFC), o que só engrandece o documentário que faturou um prêmio no Festival de Tribeca 2011.
Dizem que o MMA tem tudo para se tornar o esporte mais apreciado pelos brasileiros, o que certamente é um exagero – futebol é futebol. Ainda assim, o esporte tem condições de conquistar cada vez mais adeptos. Para isso, basta que os brasileiros tenham a mente aberta para perceber que por trás de trocas de socos existe um esporte como qualquer outro, capaz, inclusive, de mudar a vida de muitos jovens que poderiam estar nas ruas se drogando, por exemplo, e que estão em academias praticando e buscando a realização de um sonho. Anderson Silva - Como Água pode mostrar esse lado aos brasileiros, afinal, mesmo se focando apenas em alguns momentos da vida do lutador, percebemos que essa - e muitas outras histórias - são de uma verdadeira superação.