Assumir uma responsabilidade nunca é fácil, mas sempre que assumimos e sabemos que nossa ideia pode vingar, entramos de cabeça e fazemos por merecer tudo aquilo que aparece. Com um blog não é diferente. É necessário escolher bem o conteúdo que vamos tratar; entender que por mais simples que seja, é um trabalho que deve ser feito com cuidado; aceitar as críticas sejam elas positivas ou não; não desanimar quando as críticas aparecerem, e sim, usar delas para melhorar e fazer a diferença quando necessário. Ter um blog é muito mais do que apenas postar coisas interessantes e expor sua opinião ao mundo. É praticar uma arte viciante.
Os blogueiros sabem como essa arte é viciante. Pensamos em nossos blogs quando estamos dormindo, se alimentando e principalmente quando entramos no mundo mágico das páginas de um livro. Pegamos o livro nas mãos e já estamos pensando no que dizer na futura resenha. Só nós nos entendemos.
Sim, existem diversos tipos de blogs e isso não é nenhuma novidade. O que tem crescido são os blogs literários e esses particularmente são os melhores. Não tem o humor, característicos dos blogs considerados tops, mas incentivam o hábito apaixonante da leitura e isso pra mim já é melhor do que todos os outros gêneros. Isso basta para que eu diga: tenho orgulho de ler blogs literários, tenho orgulho de ter um blog literário.
Confesso que no início esse blog que você está acessando não tinha nada de literário, mas quando a Patrícia me convidou para participar do Over Shock, há exatos dois anos, eu sabia que precisava levar isso a sério. Era uma vontade antiga, que só não deu certo antes por falta de incentivo e vontade própria. A Patrícia apareceu na minha vida e a mudou. A começar pela escrita, que até então nunca havia praticado e hoje... um romance concluído e um em andamento; participação em três antologias e uma quarta prestes a ser lançada; e muitos projetos para o futuro.
Não é brincadeira o poder que essa pequena ferramenta exerce na vida das pessoas e quando eu digo que um blog muda muita coisa, acredite, ele muda mesmo.
Além de escrever, pessoas fantásticas entraram para um círculo de amizades que até então era escasso, já que atualmente, muitas pessoas são totalmente dispensáveis. Aqui não. Apareceram pessoas inteligentes, com ideias concretas, de conversa fácil e com algo em comum: o gosto pela leitura e a vontade de praticar a arte de blogar. Dizer um por um seria inviável, porém essas pessoas sabem de quem estou falando.
Não pense que posso esquecer aqueles que fazem o blog realmente acontecer: vocês leitores. Talvez ainda não saibam, mas dia após dia, no mesmo horário, os blogueiros esperam por um e-mail que mostre seus comentários. Que mostre sua opinião sobre um mesmo assunto – opinião essa, que é de extrema importância. Se você tem costume de comentar sempre na mesma hora, pode ter certeza que estamos pensando em você e seu e-mail é comemorado.
Além de tudo, o blog, sobretudo o literário, dá a oportunidade de parcerias com autores e editoras. Há quem diga que são feitas apenas pelos benefícios, mas não são. Prezamos a divulgação e o incentivo a leitura por pessoas de todas as idades. Conhecemos autores fantásticos, que se tornam mais do que uma pessoa que admiramos. Se tornam amigos.
Isso tudo é o nosso maior objetivo.
Tudo começou lentamente, e lá se foram dois anos. Diversos moderadores e parceiros, amigos e leitores, não importa. O Over Shock completa seu 2º aniversário e o trabalho não para. Muita coisa precisa acontecer. Muitas ideias, que continuam guardadas e precisam ser expostas. Isso aos poucos acontecerá, porque se depender desse moderador... o Over Shock vai continuar por muito tempo, já que se tornou um vício. Um vício bom. O vício da arte de blogar.
A arte que precisa de uma união, por isso fica o agradecimento a todos aqueles que ajudaram ao longo desses dois anos. Todas os autores, os blogs e as editoras parceiras. Os leitores ativos e também os que passam por aqui apenas para conferir tudo o que é exposto. As amizades que surgiram ao longo desse tempo.  Enfim, obrigado e também parabéns ao blog Over Shock!