No fim da tarde dessa sexta-feira, 21, as cidades do interior do Rio de Janeiro foram atingidas por um temporal. A Torre de Comando do Aeroporto de Cabo Frio registrou ventos de 100 km/h.
A região já estava em alerta, pois havia a possibilidade de cair chuva de granizo. Porém foi a chuva com vento que trouxe grandes prejuízos.
A chuva veio com rapidez. O tempo estava ensolarado e, de uma hora para a outra, nuvens negras começaram a encobrir a região. Foram menos de quinze minutos de chuva, mas foi suficiente para o temporal causar estragos por várias cidades da Região dos Lagos, principalmente nas de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Iguaba Grande.
Vários pontos ficaram – e continuam – sem luz. Árvores foram arrancadas pela raiz, antenas e postes foram derrubados e outdoors caíram. A força do vento foi tanta que virou um caminhão baú.
Várias casas sofreram danos: telhas foram levadas, muros caíram e a Defesa Civil Estadual informou que por conta do temporal e por medo de desabamentos, 139 pessoas estão desalojadas e estão abrigadas em escolas e nos CRAS (Centros Regionais de Assistência Social).
Diversas ruas ficaram alagadas e a situação no trânsito ficou muito complicada.
Pontos das cidades ainda estão com difícil acesso por causa das árvores caídas no caminho e os bombeiros ainda estão trabalhando para que esses locais sejam atendidos.
Não há registro de feridos, mas as cidades ainda estão em alerta por causa de frente fria que está sobre a região. Ainda há uma grande possibilidade de chuvas fortes durante a semana.
A limpeza nas ruas ainda está sendo feita, semáforos e telhados estão sendo trocados. A empresa que distribui energia elétrica na região está trabalhando sem parar para que a fiação danificada seja consertada o mais rápido possível para que a luz seja restabelecida.
Enquanto isso a população tenta se reerguer mais uma vez: a última chuva de granizo em julho já tinha trazido grandes prejuízos e agora esse temporal traz ainda mais danos.

Luara Cardoso (EstanteVertical)