![]() |
| Foto divulgação: France-Presse |
Entregue desde 1901, o Prêmio Nobel de Literatura tem o objetivo de reconhecer o trabalho literário de escritores que se destacam por seu estilo e suas obras. Na última quinta-feira (11), a Academia Sueca, responsável pelo prêmio, anunciou em um evento que o escritor chinês Guan Moye, conhecido pelo pseudônimo Mo Yan, é o vencedor do Nobel de Literatura em 2012. Segunda a Academia Sueca, cerca de 210 autores disputavam o prêmio deste ano.
Ao anunciar o vencedor, os organizadores revelaram que Yan, “com realismo alucinatório funde contos populares, a história e o lado contemporâneo”. Em suas obras, o escritor, que já havia faturado diversos outros prêmios, faz um retrato de seu país usando realismo e magia, além de ironia e sensibilidade. O autor é ainda conhecido por descrever cenas de sexo, tortura e devastação com grande realismo, e pela inteligência em saber o que pode ou não ser escrito, já que existe uma grande censura na China.
Comparado com o colombiano Gabriel García Márquez, que já ganhou um prêmio Nobel, Mo Yan começou a escrever durante sua participação no antigo Exército Popular de Libertação. Publicou sua primeira obra em 1981 e alguns anos mais tarde um dos seus grandes sucessos, Red Sorghum, foi adaptado ao cinema. Em 1996 publicou uma obra que foi proibida de circular em território chinês e mais recentemente um romance que trata a prática de aborto forçado na China, já que existe um controle na quantidade de filhos por casal. Com o prêmio, o escritor de 57 anos e que ainda não foi publicado no Brasil, receberá um valor aproximado de R$2,434 milhões, 20% menos do que o valor entregue ao poeta sueco Tomas Tranströmer em 2011.
A Academia Sueca também revelou nos últimos dias os seguintes vencedores: o britânico John B. Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka (Medicina), o francês Serge Haroche e o americano David J. Wineland (Física), os americanos Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka (Química), a União Europeia (Paz). Na próxima segunda-feira (15) será revelado o vencedor do prêmio de Economia, apesar desse não ter uma relação direta com a Fundação Nobel. A entrega dos prêmios será realizada no dia 10 de dezembro, data do aniversário de morte do idealizador do prêmio: Albert Nobel.
Apesar de importante, o Prêmio Nobel de Literatura, assim como todos os demais entregues pela Fundação Nobel, gera polêmicas por suas escolhas ou por deixar de lado importantes nomes. A grande polêmica e surpresa em 2012 foi a escolha da União Europeia no Nobel da Paz, já que, segundo os críticos, o bloco econômico apoiou antigas guerras, contradizendo o objetivo da premiação.











