Solteiros com Filhos (Friends With Kids)


Resenha: Um filho pode significar muito na vida de uma pessoa. Pode unir casais ou separá-los; alegrar a vida dos pais e de todos os parentes; e ainda mudar radicalmente a vida de todos ao redor da pequena criança. Um filho também pode não ser necessário na vida de alguém, ou também essencial, como acontece em Solteiros com Filhos.
No filme, Julie (Jennifer Westfeldt) e Jason (Adam Scott) são grandes amigos que convivendo com outras pessoas do mesmo círculo de amizade, percebem o quanto os filhos podem afetar a vida de um casal – seja positivamente ou não. Apesar disso, ambos sonham em serem pais, mas estão solteiros e temem que o passar do tempo atrapalhe seus planos. A solução encontrada é terem filhos juntos para assim dividir as responsabilidades e não ter seus futuros relacionamentos atrapalhados.
Dirigido e estrelado por Jennifer Westfeldt, em grande parte de Solteiros com Filhos nos deparamos com uma comédia comum que tem seu lado dramático e em alguns momentos também a estrutura básica de uma comédia romântica. Mas, acima de tudo, o filme possui um enredo muito bem elaborado e que mostra as diversas consequências – isso se é a palavra adequada a ser usada – de um filho na vida de uma jovem família e também de pessoas que querem apenas aproveitar a solteirice. O enredo foi tão bem trabalhado que o filme não se torna cansativo e ainda explora todos os pontos importantes que envolvem o nascimento de uma criança.
Já o ponto mais forte é sem dúvida a química que existe entre Jennifer Westfeldt e Adam Scott. Atuando em grande estilo, ambos conseguem mostrar que o que realmente importa para as duas personagens é a verdadeira amizade. E mesmo precisando de algo a mais eles não pretendem desviar o foco. Tanto que a cena mais engraçada é quando, tentando engravidar, eles percebem o quanto é estranho estar na cama com o(a) melhor amigo(a) e se sentem acanhados por isso. Esse é apenas um detalhe que mostra a qualidade de Westfeldt e Scott, que juntos deram um brilho a mais a história.
A amizade também é explorada entre as pessoas mais próximas de Julie e Jason. Como já dava para esperar, a decisão dos protagonistas não iria agradar a todos e isso contribui para as demais cenas engraçadas, o que dá destaque para a comédia comum citada anteriormente. O interessante é que os demais casais, formados por Missy (Kristen Wiig) e Ben (Jon Hamm), e Leslie (Maya Rudolph) e Alex (Chris O’Dowd), também tem uma química marcante, mesmo que não sejam totalmente felizes. Claro que o humor poderia ser bem superior, livrando alguns clichês normais – a parte da comédia romântica já citada -, mas o filme consegue agradar e distrair. Principalmente pelo enredo bem estruturado.
Apesar de todos esses pontos positivos, os produtores pecaram ao não explorar a qualidade de alguns integrantes do elenco, sobretudo Megan Fox. A atriz interpreta Mary Jane, que infelizmente aparece em poucas cenas, ainda que sempre seja um grande destaque. Poucos filmes teriam Megan Fox em seu elenco e a deixaria sem o merecido destaque, como acontece na divertida comédia Solteiros com Filhos.