O poeta alagoano Elton SDL lança no próximo dia 17, em Arapiraca-AL, a sua segunda coletânea de poemas. “Sintoma do Mundo”, sucessor do livro “Mentalmorfose”, será publicado pela Editora Penalux e apresentará ao leitor o amadurecimento de Elton como pessoa e escritor. Isso é o que garante o próprio autor, que revelou em entrevista que os novos poemas “são mais maduros, ainda que isso signifique que eles são mais duros e sombrios, muitas das vezes”.
“Sintoma do Mundo” chega ao mercado pouco mais de dois anos após o lançamento do primeiro livro do autor, que desde então participou também de várias antologias literárias. O autor diz que a principal mudança do mercado desde a sua primeira publicação foi o aumento de autores publicando poemas. “Esse fenômeno ocorreu junto com o surgimento de novas editoras independentes e pequenas editoras em geral”, explica.
A importância dessas editoras, para Elton, se deve ao fato de que “os gigantes do mercado prezam pelas publicações em prosa – ou de poetas já consagrados”, enquanto “as pequenas e médias editoras abrem um espaço muito grande para os poetas”. Também para ele, isso resulta na impressão “de haver pouca gente nova fazendo poesia”, o que considera como uma “inverdade”. “O que faltava era mais espaço e visibilidade para os novos poetas”.
Ao dizer que para sua carreira a nova publicação é gratificante no sentido literário e existencial, o poeta garante que continuar escrevendo e publicando é continuar se expressando. “Comungar ideias com o leitor, manter um diálogo com o mundo, isso é muito importante para mim”, diz.
Elton SDL elogia também o trabalho da Editora Penalux em todos os segmentos, especialmente com a arte da capa, que surgiu após conversas com João Lemos, um dos representantes da editora. O poeta conta que descreveu o que queria transmitir com o título e o conteúdo da obra e que João apresentou algumas artes. “Dentre elas, uma gravura medieval chamada “Wound Man”, atribuída a Hans von Gersdorff. Assim que vi a gravura, pensei: ‘É isso! É exatamente isso que estou procurando!’”.
“Quero que cada leitor e cada leitura possa ter sua própria visão sobre o livro. Mas... muitos poemas falam sobre as dores, amores, alegrias e angústias que nos atingem muitas vezes, como armas afiadas. Amor e dor podem ter a mesma intensidade, a alegria e a tristeza podem recair sobre nós com bastante força”. “Essa é uma das ideias por trás da capa e do título. Um homem mártir, condenado a sentir todas as dores que o mundo impõe, mas que ao mesmo tempo é desafiado constantemente a resistir”, conclui Elton SDL.
A diferença no processo de publicação do novo livro também foi destacada pelo poeta, que garantiu ter sido tudo diferente. “Desde a fase de compilação dos poemas até o momento em que o livro foi para a gráfica”. O autor elogiou novamente o trabalho da Penalux ao dizer que ela “não trata seu trabalho como apenas mais uma obra a ser publicada na agenda de trabalhos, mas sim como o resultado genuíno de um modo singular de pensar e sentir”.

“Além do lançamento do meu livro”, conta o autor, “o evento promoverá palestras, apresentações musicais com bandas locais e livros a preços acessíveis para toda a população”. “Espero receber muitos leitores e amantes da poesia”, encerra.
Lançamento de “Sintoma do Mundo”
Data: 17 de outubro de 2014
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Livraria Adapter (Rua Lúcio Roberto, 82, Centro - Arapiraca/Alagoas).
Preço: R$27,00 (valor exclusivo de lançamento).
Parece ser um excelente livro. Leria, com certeza. Gosto bastante de poesias.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro
Que ele tenha sucesso no seu livro, parece ser bom, pena que não gosto muito de poesias.
ResponderExcluirmomentocrivelli.blogspot.com.br
Muito bom, não conhecia a obra e nem o autor. Parabéns, espero poder conferir esses novos poemas dele.
ResponderExcluirBeijocas,
Monólogo de Julieta