A quarta edição da Semana Edgard Cavalheiro, principal evento literário de Espírito Santo do Pinhal, chegou ao fim na noite do último domingo, 18, com a participação especial da escritora mineira Guiomar de Grammont. O evento, divulgado a nível nacional pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a nível regional pela EPTV Campinas, é uma parceria entre a Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro” e a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal.

Nascida em Ouro Preto, Guiomar de Grammont é autora do recém-lançado “Palavras Cruzadas”, obra cujo o enredo aborda os desaparecidos políticos durante a Guerrilha do Araguaia, episódio marcante do período ditatorial brasileiro. Em sua participação no evento, a escritora mineira ministrou uma oficina em que apresentou dicas para a construção de um romance e participou também de um bate-papo especial, mediado pelo escritor Moacir Amâncio, em que o seu último livro foi o tema principal.

O último dia do evento marcou ainda a divulgação dos premiados do II Concurso UniPinhal de Poemas. O concurso foi idealizado com o objetivo de lançar novos talentos e promover a literatura brasileira, e em sua segunda edição contou com o apoio da Casa do Escritor. A premiação aconteceu no início das atividades noturnas do último dia do evento e premiou os poetas Eduardo Lairon Rosa Pereira, Eduardo Felício Ribeiro e Renata Ribeiro.

O encerramento do evento aconteceu com a última apresentação aberta da temporada de “A Máquina” espetáculo teatral do Teatro Flácus. Com direção de Gabriel Gonçalves, a peça foi premiada no I Prêmio AATA de Teatro Amador, realizado no último mês de julho.

O evento
Para a quarta edição da Semana Edgard Cavalheiro, a organização do evento se preocupou em atender diversos públicos, realizando atividades em diversos locais, como as escolas estaduais “Cardeal Leme” e “Nascimento Rosas”. O objetivo dessa iniciativa foi incentivar, desde o início, o hábito da leitura entre os mais jovens. “Para isso, recebemos em Pinhal escritores que, apesar da pouca idade, têm experiência no mercado editorial e se aventuram em gêneros literários que despertam o interesse dos jovens leitores, como a literatura fantástica”, explicou o escritor pinhalense Ricardo Biazotto, responsável pela vinda dos escritores Lívia Fiedler, Leandro Schulai e Hugo Sales.

Ricardo Biazotto ainda destaca que a preocupação em atingir públicos diferentes contribuiu para um salto no público que prestigiou o evento ao longo de seus cinco dias. “Se comparado com anos anteriores, houve um aumento significativo no público da Semana Edgard Cavalheiro e isso apenas reforça que os jovens precisam apenas de um impulso para adentrar ao mundo mágico dos livros”, ressaltou.
Outras atrações
Nos primeiros dias do evento, a IV Semana Edgard Cavalheiro recebeu ainda os escritores Felipe Colbert, editor de um dos maiores grupos editoriais do país; Jenny Rugeroni, autora residente em São João da Boa Vista e atração principal do Sarau Literário “Pedro Adriano Ferriani”, realizado na Escola Estadual “Profº Benedito Nascimento Rosas”; e Samanta Holtz, autora reconhecida com o Prêmio Anita Garibaldi na categoria Escritora Humanitária e autora do conto “A Contadora de Histórias”, história adaptada ao teatro pelo grupo teatral Cia. Viva Arte. O evento contou ainda com a participação do projeto Guri de Espírito Santo do Pinhal, a Orquestra de Violeiros e Madrigal Crescer no Campo e o grupo de teatro Cia. Trupeçar, entre outras atrações.

Um Comentário

  1. Foi um prazer participar da IV Semana Edgar Cavalheiro, isso alimenta e enriquece a cultura da cidade ^-^

    ResponderExcluir