A Teia da Aranha, Agatha Christie, adaptado por Charles Osborne, Porto Alegre, RS: L&PM Pocket, 2010, 176 pág. (tradução de Henrique Guerra)

Nascida em 1890, Agatha Christie ficou conhecida por seus famosos romances policiais, muito embora tenha escrito peças, romances não-policiais e poemas. “Spider’s Web” (1954) é a peça teatral escrita por Agatha Christie que se tornou o romance de comédia e mistério homônimo adaptado por Charles Osborne, foi publicado em 2008. Agatha escreveu outras peças que também foram adaptadas em romance por Osborne: “Café Preto” e “O Visitante Inesperado”.
Nesta obra, nos deparamos com um intrincado mistério que vai se desdobrando paulatinamente. Um corpo aparece na sala da casa do ilustre casal Hailsham-Brown misteriosamente. Clarissa Hailsham-Brown pensa que aquele assassinato foi um acidente e tenta convencer seus amigos: Sir Rowland, Jeremy Warrender e Hugo Birch a se livrarem do corpo antes que seu marido Henry Hailsham-Brown volte para casa com um importante político.
Há um impasse entre o que é o correto a ser feito e porque não fazê-lo. Entretanto Clarissa com seu poder de persuasão consegue convencer os amigos a praticar a funesta ação. No entanto, surge um imprevisto: a policia chega a casa. Uma ligação anônima denunciava o assassinato. O inspetor Lord vê-se imbuído em uma cadeia de mentiras, na qual todos estão usando de subterfúgios para esconder os reais fatos: “Ó, como a teia se emaranha, se o ludíbrio é o primeiro fio” (p.172). Ao passo que as mentiras vão sendo descobertas, os reais fatos vão se entrelaçando promovendo um desfecho que por sua vez é inusitado e quiçá, cômico.
Esse livro “inédito” de uma das peças de Agatha Christie é uma alegria imensurável para os fãs da mesma. Ademais o trabalho e esforço de Osborne deve ser reconhecido, pois ele deu a oportunidade de todos os leitores poderem se debruçar sobre mais uma obra de Christie cheia de intricamentos fantásticos que mostram, mais uma vez, as habilidades dela em envolver os leitores em atmosferas misteriosas.
A Teia da Aranha” é uma obra de ficção amplamente indicada para os fãs de Agatha Christie, bem como admiradores da mesma e leitores em geral. É diversão na certa!


Camila Márcia

Deixe um comentário