Vai meu samba, vai!

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi é a terceira gremiação a desfilar pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Escola de Samba do bairro do Tucuruvi, seu simbolo é um gafanhoto, pois o nome do bairro significa em Tupi "gafanhoto verde". Em seus 35 anos de história, a escola esteve presente no grupo especial por muitos anos, e desde 1998 permanece entre os principais nomes do Carnaval Paulistano, apesar de nunca ter sido campeã do Grupo Especial. O primeiro desfile aconteceu em 1977, quando a escola tinha um gafanhoto em um carro alegórico, com base em uma kombi. De lá pra cá, apenas em 2006 o gafanhoto deixou de estar nos carros da escola. O primeiro título foi no segundo ano de desfile, quando conquistou o título do que é hoje o Grupo 2-UESP. Ficou dois anos no Grupo 1-UESP e no ano seguinte já estava no Grupo de Acesso, permanecendo lá entre 1981 e 1986, quando conquistou o título de maior expressão da escola, e foi para o Grupo Especial pela primeira vez. Depois de idas e vindas, a Escola se mantém no Grupo Especial até hoje. Sua melhor colocação foi em 1999, quando ficou em 5º lugar com o samba "Santa Catarina - O Circuito da Alegria".

Em 2010, a escola foi uma das mais bem elogiadas pelo público em geral. Com uma apresentação inpecável em todos os aspectos, a Escola esteve na disputa pelo título em muitos quesitos, mas quando chegou em Evolução a Escola perdeu muitos pontos e armargurou a 8ª posição.

Com o samba "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo, Capital do Nordeste!", a escola que recebeu críticas e ameaçãs, fez uma desfile com muita emoção, contando como é a vida do nordestino que sai de sua terra para ganhar a vida na maior cidade da América do Sul. Usando o mesmo carnavalesco do último ano, Wagner Santos, tentou consertar os erros do último carnaval, e creio que conseguiu. A Tucuruvi mostrou também que o Brasil necessita sim de Nordestinos, e que esse povo cheio de cultura deve ser respeitado. O desfile do Acadêmicos do Tucuruvi foi tão brilhante, que com 269,25 foi a segunda escola na classificação final, ficando apenas 0,25 da Vai-Vai, grande campeã, e com o mesmo número de pontos do Unidos do Vila Maria. O desempate foi decidido pelas notas da Alegoria.

Ficha Técnica

Fundação: 1 de Fevereiro de 1976

Cores: Azul, Branco, Vermelho e Amarelo

Bairro: Tucuruvi

Carnavalesco: Wagner Santos

Intérprete Oficial: Freddy Vianna

Rainha da Bateria: Valéria de Paula

Horário de Desfile: Primeira noite, a partir das 1h15

Samba Enredo: (Download Aqui)
Sou cabra da peste, vim lá do nordeste
São Paulo é minha capital
Levando alegria, eu vou por aí
Eu sou valente, sou Tucuruvi
Vou embarcar nessa aventura
Em busca de um lugar ao sol
Trago no peito desafio e esperança
Na bagagem a lembrança,
Sonho ou realidade.
Vou construindo ilusão,
Erguendo os pilares da cidade,
Deixando marcas da minha tradição
Ao som do tambor, a fé em louvor, religião
“Oxente” festeira, acende a fogueira, é São João
Vem, vem provar
O sabor que vem de lá
Esse gosto, esse tempero
É de fato brasileiro.
Da sanfona um acorde tocou forte o coração
Olha o povo dançando pra lá,
Arrastando a sandália pra cá,
O forró ta danado de bom
Um sorriso é a moldura do meu traço cultural
Quando a gente se encontra, a mistura é natural.
Carrego na alma a bravura
Site Oficial: www.academicosdotucuruvi.com.br

Fotos do Desfile
Foto: Juliana Cardilli/G1
Foto: Raul Zito/G1


Se eu fosse jurado...

Enredo - 9,75
Samba-enredo - 10
Fantasia -  10
Alegorias - 9,75
Bateria -  10
Mestre-Sala e Porta-Bandeira - 10
Comissão de Frente -  10
Evolução - 9,75
Harmonia - 10

Total: 89,25