O Amor Incondicional de um Cão


Marley & Eu, John Grogan, São Paulo: Prestígio, 2006, 302 pág. (tradução de Thereza Christina Rocque da Motta, Elvira Serapicos)

Obra de não-ficção lançada nos Estados Unidos no ano de 2005 pelo jornalista americano John Grogan e, lançado no Brasil no ano seguinte, em 2006. “Marley & Eu: A vida e amor ao lado do pior cão do mundo” é a história real de John Grogan com seu cachorro, um labrador americano, chamado Marley.
John e Jenny casaram-se recentemente e com a vida de casal e as responsabilidades eles decidem retardar um pouco a maternidade e a paternidade por temerem não estarem preparados, entretanto resolvem adotar um cachorro para fazerem o teste: se eles conseguissem criar o cachorro, ou melhor, se o cachorro sobrevivesse, eles estariam preparados para serem papai e mamãe.
É assim que Marley, o cão escolhido entre os outros cachorros da ninhada, chega à casa dos Grogan. O tempo passa e o cachorrinho de 5 quilos vai crescendo e crescendo e crescendo até completar 45 quilos. Porém, Marley não se destaca apenas por seu tamanho e exuberância, mas, sobretudo, por seu comportamento louco e descontrolado. Como escreveu o próprio John: “As pessoas poderiam ser completamente malucas e, como poderíamos ver, os cachorros também"(p.83).
Ao longo dos 13 anos de vida Marley nunca deixou de se comportar mal e muitas de suas travessuras e peripécias são registradas neste livro, bem como os inúmeros prejuízos materiais e financeiros acarretados pelo mesmo, mas “Como qualquer relacionamento, este tinha seu preço. E acabamos aceitando este preço em troca da alegria, diversão, proteção e companheirismo que ele nos proporcionava”(p.235).
Em suma, este livro trás uma história muito linda e, por não ser de ficção acaba comovendo principalmente os amantes de animais, em especial de cachorros, além do mais, “Marley & Eu” é best-seller tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Tendo em vista tamanho sucesso, o livro teve recentemente, em 2008, uma adaptação cinematográfica, tendo Owen Wilson e Jennifer Aniston nos papéis de John e Jenny, respectivamente.
Enfim, “Marley & Eu” é uma história muito boa e encanta, embora em alguns momentos seja um pouco maçante, mas no geral é boa. A forma como o autor John narra em primeira pessoa os 13 anos de sua vida em que esteve com Marley é muito fácil, ele utiliza uma forma bem fluída que consegue prender e emocionar os leitores. Creio que seja uma leitura ideal para qualquer tipo de leitor, em especial para aqueles que gostam de uma boa história de/sobre cachorros!
"Marley nos deu um presente gratuito, porém de valor inestimável. Ele nos ensinou a arte do amor incondicional. Como oferecê-lo e como aceitá-lo. Quando isso existe, a maior parte das outras peças acaba por se encaixar" (p.298).


[por: Camila Márcia]


Ps.: Indico o Filme é muito fofo, rende boas risadas e chega a emocionar também.

Só para descontrair, retirei essa tirinha do: http://bitscaverna.com.br/pedidilare/?tag=marley-e-eu

Deixe um comentário