Um lição para a vida toda


O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, Rio de Janeiro: PocketOuro, 2008, 96 pág. (tradução de Dom Marcos Barbosa)

Le Petit Prince” conhecido no Brasil como “O Pequeno Príncipe” foi publicado em 1943 é um clássico da Literatura Infanto-juvenil e obra do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry nascido em 29 de junho de 1900 (Lyons) e falecido em 31 de julho de 1944 (Mar Mediterrâneo). Saint-Exupéry também publicou outras obras bastante renomeadas, entre elas “O Aviador” (1926) e “Terra dos Homens” (1939).
Esta obra, entremeada de teor poético e filosófico, é de uma riqueza fabulosa, pois apresenta ao leitor uma nova forma de ver o mundo sob o olhar peculiar que uma criança desenvolve a respeito da vida e como as crianças são capazes de enxergar coisas sumamente importantes as quais as “pessoas grandes” não conseguem mais ver. Apesar de ser um livro considerado infantil, “O Pequeno Príncipe” traz uma mensagem riquíssima para todos os adultos, assim sendo, trata-se de uma leitura que pode (e deve) ser apreciada por crianças, jovens e adultos.
O livro inicia-se com a pane de um avião que cai no meio do deserto do Saara, assim o piloto começa a tentar consertar seu avião para que possa ir embora. Nos dias em que passou no deserto ele conheceu o Pequeno Príncipe que com a inocência inerente das crianças começa a apresentar vários questionamentos a respeito da vida, do mundo e das pessoas.
Um livro aparentemente ingênuo apresenta personagens dotados de simbolismo: o rei, o contador, o geógrafo, o bêbado, o vaidoso, a raposa, a rosa, a serpente, entre outros. Cada um dos personagens representa um tipo de pessoa que facilmente podemos encontrar em nossas vidas. Esta obra vem a fazer com que cada leitor mergulhe em diversos tipos de reflexões e, uma das principais talvez seja a de que quando adultos nos esquecemos de olhar o mundo com os olhos de crianças, porque as crianças não têm o crivo da aparência, mas sim, o da essência, afinal “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos” (p.70).
Saint-Exupéry proporciona através desta obra os questionamentos de uma criança, muitas vezes esquecidos e ignorados pelos adultos, nos apresenta valores que esquecemos e nos ensina que “É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio” (p.39). Através dessa obra vamos reaprendendo velhas lições esquecidas.
O Pequeno Príncipe” é indicado à todas as pessoas que um dia foram crianças. Ser adulto em si, mas permanecer com o coração de criança é o maior desafio do ser humano!
 [por: Camila Márcia]

Um Comentário