Foto: Marcos de Paula / AE

E a semanas a imagem mais marcante são coisas ruins, mas dessa vez foi diferente. Apesar de novamente ter diversas coisas tristes, um movimento super importante aconteceu na noite de ontem: a Hora do Planeta. Realizado desde 2007, o movimento anti-aquecimento global da ONG WWF foi criado para mobilizar a sociedade sobre o risco do aquecimento global. Esse acontece no último sábado de março, onde as cidades participantes apagam as luzes as 20hrs30min.

Vários munícipios ao redor do planeta participaram, inclusive 17 capitais brasileiras. O primeiro minuto dessa hora foi em homenagem as vítimas do terremoto no Japão, e as enchentes do Rio de Janeiro e da Austrália.

No próprio Rio de Janeiro, sete pontos turísticos foram apagados na noite de ontem, entre eles o Cristo Redentor, que já foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo. O monumento, idealizado por um conterraneo, o filho ilustre de minha terra, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, o Cardeal Leme, ficou apagado durante uma hora, como forma de mostrar a importância da proteção ao meio ambiente.

Além do Cristo no Rio, diversos pontos ao redor do mundo sofreram esse apagão do bem, como o Theatro Municial de Manaus, uma igreja na capital federal, que fez uma celebração no escuro, e na ponte do estreito de Bósforo em Istanbul também ficaram no escuro durante 1 hora.

Deixe um comentário