E chegou ao fim nessa semana, a história de uma das figuras exemplo de superação da história recente desse país. O ex-vice presidente José Alencar Gomes da Silva, que nos últimos anos esteve nas principais notícias, mas não só como um governante, mas também, pela sua batalha contras a doença que o perseguia.
Mineiro de Murié, na Zona da Mara, o empresário carregou em seu semblante, o jeitinho mineiro: alegre, batalhador, sem medo de nada. Sempre dizia que não tinha medo da morte, e por causa disso, foi exemplo para muitos brasileiros que precisavam lutar contra a morte.
Nos 8 anos que foi vice-presidente de República, no mandato de Lula, esteve no comando do país em mais de 300 dias, muitas vezes em uma cama de hospital, mas nunca deixando de lado o sorriso sincero e feliz. Mas a carreira política começo lá em 1994, quando ainda conhecido como um dos maiores empresários do país, tentou um cargo ousadíssimo: o governo de Minas Gerais, que é um dos principais Estado brasileiro. Não teve sucesso, mas quatro anos depois, em uma campanha caríssima, foi eleito Senador, e nesse cargo que conheceu Lula. Na eleição presidencial de 2002, muitos partidos queriam ele como vice-presidente, mas o PT de Lula levou a melhor, e José Alencar uniu a classe operária com os empresários do país, e isso foi fundamental para a eleição e mais tarde a reeleição de Lula.
Nas últimas semanas, a notícia de que José Alencar estava em momentos críticos de sua vida, percorreu o mundo, e todos estiveram juntos com ele e seus familiares, rezando por sua recuperação, mas nessa semana, o guerreiro partiu, dando uma lição para todos. Ensinando como valorizar a vida e querer vive-la.