Há um bom tempo caminho o meu dia-a-dia ouvindo um som que não apenas me diverte, mas que faz a diferença em minha vida. Na noite de ontem, estive em Conchal-SP para mais um show dessa banda, o quarto em que vou, e o terceiro nos últimos 6 meses. Banda esta que é simplesmente a melhor, e como em breve teremos uma surpresinha para os que como eu, também são fãs desses músicos de Campinas, nada melhor do que fazer...

Estou Ouvindo Rosa de Saron

No Brasil, para uma banda de Rock fazer sucesso e ter mais de 20 anos de estrada a banda precisa ser muito bom. Se falarmos de uma banda de Rock Católico, preciso ser melhor ainda, mas o Rosa de Saron, cada vez prova que eles são capazes de fazer um ótimo som, e o melhor: levar Deus para pessoas que já estavam desacreditadas.

Tudo começou em 1988, quando, como qualquer jovem, os garotos de Campinas queriam viver de música, mas não era uma simples música, e sim, uma música voltada para a Deus, no estilo que até então foi - ou por que não dizer que ainda é - criticado por ser um estilo contra Deus. As dificuldades foram imensas, mas desde daquela época, quando eu ainda nem pensava em nascer, o som do Rosa de Saron muda vidas. Sim, mudou a minha também.

Apesar de formada no fim da década de 80, a banda gravou seu primeiro trabalho apenas em 1995. Diante da Cruz foi gravado de forma independente. Mas tarde seria relançado pela Codimuc. Com 9 faixas, é considerado o primeiro álbum Heavy Metal Católico do mundo, e pode-se dizer que com esse álbum, o preconceito contra o Rock Católico diminuiu. Diminuiu, não se extinguiu.

O segundo álbum veio em 1997, possuindo 10 faixas e intitulado Angústia Suprema. Em seu livro, o baixista da banda define bem o segundo trabalho do Rosa: "As letras, nesse CD, falam muito dos conflitos humanos, das dúvidas e caminhos que o mundo nos propóes, diante da opção de um Deus que se revela no amor."

Voltaram a gravar em 1999, quando Olhando de Frente foi lançado. Com apenas três músicas, é um trabalho raro, e que marca o fim da história de Tchelão no Rosa, que deixou a banda para trabalhar com o The Flanders. A história de Tchelão terminou, e começou a história do menino Guilherme de Sá, que acho ser o melhor vocal do país. Com uma voz diferente, Guilherme chegou não para substituir um vocal, que é uma missão extremamente díficil, mas ele chegou e transformou o Rosa de Saron. Para mim, a banda é mil vezes melhor com Guilherme, e Tchelão é mil vezes melhor no The Flanders. Opiniões a parte...

Depois do Inverno foi lançado em 2002, marcando o primeiro trabalho de Guilherme de Sá na maior banda de Rock Católico do mundo. A chegada de Guilherme não acrescentou apenas na musicalidade, mas também nas letras, e foi ele o responsável de por várias delas em Depos do Inverno, inclusive a que mais me identifico e uso em minha vida: Do Alto da Pedra: Não quero minha vida igual a tudo que se vê! Mas o álbum foi muito além dessa música, fazendo de outras músicas grandes hits.

O melhor deles foi lançado em 2005. A Casa dos Espelhos, que pra mim tem a melhor pegada, as melhores letras, as mensagens que mais me tocaram, enfim, também gerou vários hits, como Sem Você, a qual muitos dizem ser a primeira música que ouviu do Rosa de Saron. Essa música tem algo em especial, mas ... voltando, como eu disse para o Grevão ontem: sim, este é o melhor! Sem mais.

Alguns anos se passaram e em 2007 a banda resolveu lançar algo totalmente radical. Conhecida por ser uma banda de Heavy Metal, eles lançaram um CD Acústico, o que seria apenas uma prévia do que viria acontecer no ano seguinte, quando a banda completaria 20 anos, e foi nesse ano que conquistaram mais uma vitória: seria a primeira banda de rock católico a gravar um DVD. Nessa época, que a grande maioria das pessoas que vão em shows hoje em dia - pelo menos os shows que fui até hoje - conheceram a banda. E isso foi um problema, talvez?

Não, não foi um problema. Como Guilherme diz, o Rosa é uma banda de Rock, então era necessário sair do acústico, sem que muitos que os conheceram assim, perdesse o carinho pela a banda e em 2009, lançaram o disco Horizonte Distante. O trabalho, emocionante como já é de costume, traz músicas que fazem as pessoas refletirem, como em Menos de Um Segundo e Mais que um Mero Poema, entre ourtas. O lançamento - pela primeira vez em uma nova gravadora - foi um sucesso, concorreu no Grammy Latin e a banda continuou sua caminhada evangelizando Brasil a fora.

No final de 2010, lançaram um CD e DVD ao Vivo, gravado em Setembro do mesmo ano. Com 23 canções, 5 delas inéditas, o trabalho intitulado horizonteVIVOdistante ficou simplesmente perfeito. 

Mais do que nunca, o Rosa de Saron uniu várias pessoas, e isso eu posso garantir a todos. Formada por Guilherme de Sá (vocal e violão), Rogério Feltrin (baixo), Eduardo Faro (guitarra) e Wellignton Greve - Grevão - (bateria), o quarteto é mais do que uma banda, é uma família de irmãos e filhos de Deus, que buscam uma transformação no coração, que só Ele pode fazer.

2 Comentários

  1. Adoroooo Rosas de Saron!
    Músicas lindas e som de qualidade. Qm conhece esse tipo de banda ri de Resart! oaksoaksaoksoa

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. e o melhor de tudo é o show *-* inesquecível cara!! Por mim viveria isso todos os dias kkkkk

    ResponderExcluir