Amor é aquilo que dá sentido à vida


Os Sofrimentos do Jovem Werther, Goethe, São Paulo: Martin Claret, 2000, 2ª edição, 128 pág.

“Os Sofrimentos do Jovem Werther” é um clássico da literatura e obra-prima mundial além de ser o marco inicial do romantismo, lançado 1774, na Alemanha, sob o título original “Die Leiden des Jungen Werther”, trata-se de uma das primeiras obras de Goethe e mantêm um tom autobiográfico. Johann Goethe foi um dos escritores mais importantes da literatura alemã, nasceu em 1749 e faleceu em 1832.  É autor de peças, poemas, romances, etc.
“Os Sofrimentos do Jovem Werther” é um romance epistolar, ou seja, transcorre através de correspondência. Essas correspondências são enviadas por Werther ao seu amigo e também narrador Wilhelm. Nas cartas Werther narra todas as venturas de estar apaixonado por Charlotte (Lotte) e depois as desventuras de amá-la, já que ela estava noiva de Albert, que posteriormente tornou-se seu esposo.  Um amor tão grande, com certeza apresenta inúmeras conseqüências: Werther não vendo mais sentido na vida, pois não podia ter seu amor concretizado, decide-se por sua própria morte, afinal sem o amor de Lotte a vida seria como uma morte mais profunda “A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir. A questão não é saber, pois, se um homem é forte ou fraco, mas se é capaz de suportar a medida de sofrimento, moral ou físico, não importa, que lhe é imposta” (p.50).
Na época de sua publicação esta obra, foi capaz de influenciar os pensamentos de seus leitores que não era raro se suicidarem para vivenciar assim o ideário romântico que estava sendo apregoado, em outras palavras a onda de suicídios foram demasiadas naquele tempo. Sem sombra de dúvida “Werther” merece ser lido e conhecido, como não ler um clássico e, ainda por cima, a obra que marcou o início de uma das escolas literárias mais difundidas internacionalmente?
Em resumo, esta obra, é de fácil compreensão, proporciona uma leitura fluída podendo ser realizada em um único fôlego. Indico-a para leitores que admiram os clássicos, pois reconhecem seu valor num contexto mundial, e também para aqueles que tentam desvendar o porquê dos clássicos serem tão admirados após anos de publicação. Interessante conferir!

[por: Camila Márcia]

Deixe um comentário