Dois em Um


O Médico e o Monstro, Robert Louis Stevenson, São Paulo: Melhoramentos, 2010, 123 pág. (tradução de Marcos Marcíonilo)

Lançado inicialmente em 1886 sob o título “Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, trata-se de um livro de ficção científica escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson nascido em 1850 e falecido em 1894. Stevenson além de escritor literário foi poeta e novelista, escreveu alguns clássicos e entre eles podemos elencar “A Ilha do Tesouro” e “As Aventuras de David Balfour”.
“O Médico e o Monstro” foi um dos trabalhos de Stevenson que mais alcançou fama, seu sucesso foi tão grande que foi adaptado ao teatro e encenado em Londres, um ano após seu lançamento, ademais a obra passou a inspirar diversas adaptações cinematográficas e inúmeras peças e também destaque em alguns filmes, séries e desenhos animados.
Em “O Médico e o Monstro” a narrativa se passa em Londres e tem como personagens principais Mr. Utterson, Dr. Jekyll e o estranho Mr. Hyder. Utterson se vê diante um misterioso caso que envolve seu amigo Dr. Jekyll, um renomeado profissional muito bem visto pela sociedade e o estranho e obscuro Mr. Hyder. A partir de então Utterson tenta investigar o que levou Jekyll a manuscrever um ignóbil testamento deixando todo seu espólio para o assustador Hyder.
Como advogado Utterson não aceitava o procedimento de Jekyll, pois o achava muito suspeito, através de suas investigações ele começa a descobrir coisas nada agradáveis sobre Mr. Hyder, que era um homem inescrupuloso, assustador, desumano e, sobretudo, cruel.
Durante a narrativa percebemos um ar de mistério, muito embora, fiquem claras desde o princípio algumas coisas, mas as reais revelações só podem ser apreendidas com o desenrolar da história.
Com uma linguagem simples e cativante o livro torna-se muito atrativo e, a pesar de não deixa o leitor na compulsiva expectativa de ler, deixa-o com uma curiosidade natural de todo ser humano para saber o que acontece no final.
O que mais fascina na obra é a representação da dupla personalidade do homem, uma boa e outra má “[...] o homem não é autenticamente um, mas autenticamente dois” (p.177), e ambas as personalidades residem em cada um dos homens.
Não poderia deixar de indicar este livro para todos os que gostam de ficção científica e para aqueles que curtem os clássico: esse não pode ficar de fora! Degustem-no.


[por: Camila Márcia]

Curiosidades sobre adaptações para outras mídias (Fonte: Wikipédia):

Desenhos animados

 

·   No episódio "Hyde and Go Tweet" de Frajola e Piu-Piu (segmento de The Looney Tunes Show), o gato e o passarinho vivem uma aventura assustadora no escritório do Dr. Jekyll, que transformou-se numa criatura sinistra ao ingerir uma bebida que acabou de inventar. Piu-Piu toma a tal poção e também sofre uma mutação assustadora: um imenso pássaro amarelo com impulsos nada amistosos.
·   O episódio chamado "Dr. Jekyll and Mr. Mouse" de Tom e Jerry, 1947.
·   O episódio "Hyde and Hare", do desenho do Pernalonga, de 1955.
·   No episódio "Arthur's Almost Live Not Real Music Festival" de Arthur, o personagem Cérebro mostra seu vídeo musical chamado "Jekyll & Hyde".

Quadrinhos

 

·   O Incrível Hulk, da Marvel Comics é o exemplar mais clássico de adaptação tanto de O Médico e o Monstro quanto de Frankenstein.
·   Mister Hyde, outro personagem da Marvel Comics, é uma adaptação mais literal do personagem do romance.
·   A obra Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Guido Crepax.

Séries

·   Jekyll (TV series) (2007) - série britânica produzida pela Hartswood Films e Stagescreen Productions para a BBC One, escrita por Steven Moffat e com um total de 6 episódios de 55min cada. Ator principal ganhou prêmios pela brilhante interpretação do Dr.Jekyll e Mr.Hyde.
·   Na série Sanctuary, nos episódios 07 e 08 da 3ª Temporada.

Filmes

 

·   A Liga Extraordinária, filme norte-americano de 2003. Grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta.
·   O Incrível Monstro Trapalhão, filme brasileiro de 1980. Uma paródia realizada pela trupe humorística Os Trapalhões.
·   The Pagemaster , filme estadunidense de 1994. Para abrigar-se de uma tempestade, um garoto esconde-se numa biblioteca e acaba fazendo uma viagem inusitada em um mundo ilustrado onde encontra diversos clássicos da literatura.
·   Van Helsing - O Caçador de Monstros, 2004. Logo no início do filme, na catedral de Notre Dame, o protagonista enfrenta um homem grotesco de aparência monstruosa. Quando Van Helsing o chama pelo nome de Dr. Jekyll, este o corrige, afirmando que seu nome atual é Mr. Hyde. Em certo momento, ambos afirmam que se enfrentaram em Londres, local onde ocorre a história do livro.

Deixe um comentário