Se Houver Amanhã, Sidney Sheldon, 7ª edição, Rio de Janeiro: Edição BestBolso, 2010, 434 páginas

O primeiro dos dois romances de Sidney Sheldon presente neste livro Vira-Vira da BestBolso é o romance Se Houver Amanhã, publicado originalmente em 1986, sendo o 7º livro do escritor estado-unidense. Nascido em 1917, Sheldon foi o único escritor que recebeu os três principais prêmios da indústria cultural norte-americana: o Oscar do cinema, o Tony, do teatro e o Edgar Allan Poe, da literatura de suspense. Seu nome está constantemente ligado aos best-sellers, mesmo depois de sua morte no ano de 2007.

Se Houver Amanhã é dividido em três livros, e logo no começo uma morte já dá o ar da graça, e também conhecemos Tracy Whitney, uma linda mulher que até então tinha uma vida perfeita: ganhava bem em seu emprego e iria se casar com um homem bonito, carinhoso e da alta sociedade. A vida de Tracy muda completamente quando ela sabe da morte, e o motivo que causou essa morte. Ao saber de tudo o que aconteceu, Tracy vai tirar satisfação com o homem que causara tudo, mas acaba se dando mal e vai presa, injustamente, perdendo tudo, inclusive seu futuro esposo. Na cadeia feminina, ela é humilhada, chega a ser punida, mas com a ajuda de uma das detentas, consegue sobreviver aquele verdadeiro inferno e decidi que ao sair da cadeia, iria se vingar de todos, inclusive do homem perfeito com quem iria se casar.

Como já era de se esperar, a vida de Tracy jamais voltaria a ser como antes, e mesmo depois que saiu da cadeia, enfrentou dificuldades, principalmente ao arranjar um emprego, mas é aí que ela descobre uma forma de ganhar dinheiro muito mais fácil: roubando. Tracy passa a roubar objetos de valor, e esses roubos são das mais engenhosas e surpreendentes formas, alias, a personagem nasceu pra isso.

O livro é repleto de aventuras, que prende o leitor do começo ao fim, mas não chega a ser perfeito. No começo, a reviravolta na vida de Tracy coloca perguntas na cabeça, mas quando essas perguntas são respondidas, o livro toma um caminho totalmente diferente do esperado. É díficil dizer qual a melhor parte: a desgraça na vida da heroina, o momento que ela começa a se vingar, ou quando ela vira uma ladra. Na verdade, o último livro nada mais é do que vários contos, e na minha singela opinião, não faz juz ao título Se Houver Amanhã, já que se for pensar bem, esse amanhã termina quando ela se vinga (minha opinião ok?). Claro, isso não faz com que o livro seja cansativo, muito pelo contrário.

Além de diversas histórias surpreendentes, conhecemos personagens incríveis, como é o caso da própria Tracy. É impossível não se apaixonar por ela: uma mulher linda, guerreira, determinada, enfim. Big Bertha é outra mulher sensacional, e não é por sua beleza. Há também Jeff Stevens, um verdadeiro vigarista, que no final se dá muito bem, literalmente. E o que falar de Daniel Cooper? O homem que passa a perseguir Tracy, de uma forma muito encanada, e acaba mobilizando outras pessoas a fazer o que acha que daria certo.

É um livro sensacional, apesar, de como eu disse, o começo e meio, não coencidem com o final. É cheio de sensualidade, amor, roubos, trairagem, e principalmente aventuras. Aventuras essas, deliciosas de se ler.

Deixe um comentário