Aparecida - O Milagre

Estreia: 17 de Dezembro de 2010

Resenha: Quem já esteve em Aparecida, interior de São Paulo, conhece história de diversas pessoas que vão ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para agradecer por uma graça alcançada, pagar promessas ou simplesmente orar. Apesar disso, não é exatamente essa a essência de Aparecida - O Milagre, filme dirigido por Tizuka Yamazaki que mostra uma família da própria cidade e tem a intenção de tocar o coração de quem o assiste, ensinando que nunca devemos perder a fé.
O filme começa com uma cena em uma rodovia, que já nos dá uma ideia do que está para acontecer. Na sequência, conhecemos o menino Marcos (Vinicius Franco), que como qualquer outro garoto, tem o sonho de se tornar jogador de futebol. Para realizar esse sonho, Marcos pede apoio de seu pai Antônio (Rodrigo Veronese), que logo se entusiasma. O problema é que o garoto necessita de uma chuteira e seu pai não tem dinheiro para comprá-la. Não desistindo do sonho, Marcos pede ajuda de Nossa Senhora Aparecida, mas é surpreendido ao descobrir que o pai, que trabalha nas obras do Santuário, caiu de um andaime e perdeu a vida, deixando o garoto com ódio de Nossa Senhora Aparecida.
Trinta e cinco anos se passam e Marcos (Murilo Rosa) agora é um homem arrogante, com um casamento fracassado, e só pensa nas coisas materiais. Ele ainda enfrenta um problema com seu filho, Lucas (Jonatas Faro), que não segue o caminho desejado pelo pai e já enfrentou problemas com as drogas. Mais tarde, tentando ajudar seu filho, Marcos coloca Lucas em uma grande enrascada, onde descobrimos os milagres feitos por Nossa Senhora Aparecida na vida do protagonista.
Se a intenção era fazer um filme diferente de outros religiosos recentes, os produtores conseguiram, porém ainda será uma surpresa para quem assistir, já que facilmente imaginamos algo mais religioso e menos materialista. Alguns devotos podem inclusive se irritar ao ver Marcos xingando uma “imagem de barro”, como o próprio define a imagem de Aparecida, mesmo sabendo que não passa de uma ficção.
O filme tem sua carga de emoção e não será difícil tocar o coração do espectador, que acompanha uma pessoa desacreditada implorando pela vida do filho e percebendo a presença da mãe, que com seu jeito maternal, atende aos pedidos de um filho em desespero. Mas ainda mostra que os bens materiais, por maiores que sejam, não são suficientes quando apenas um milagre pode nos salvar.
Além de emocionante, Aparecida – O Milagre ensina um pouco da história envolvendo a imagem de Aparecida. Para isso, o protagonista se vê no dia em que Nossa Senhora Aparecida fez o seu primeiro milagre, ainda no século XVIII, multiplicando os peixes que faltavam no rio Paraíba. Além desse exemplo, o filme explora outras marcas do Santuário, que recebe mais de oito milhões de romeiros todos os anos.
O principal problema da produção, que tem uma continuação confirmada para 2017, fica por conta dos atores, apesar de todos eles atuarem de maneira digna de uma grande produção, sobretudo Murilo Rosa, em um dos seus personagens mais complexos, e o garoto Vinicius Franco, que mesmo com uma passagem relâmpago, surpreendeu por seu indiscutível talento. Mas, a presença de tantos atores globais passa a falsa impressão de ser um filme para se vender, quando na realidade, Aparecida – O Milagre é um filme para passar uma das mais bonitas mensagens do cinema nacional: podemos nos sentir abandonados por quem mais deveria estar ao nosso lado, porém, no fundo sabemos que a presença divina é eterna e que Deus, no caso Nossa Senhora, poderá nos surpreender e nos atender nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

* Atualizado em 29 de março de 2013