Uma espera de quase 50 anos chegou ao fim na última quarta-feira, melhor para o futebol brasileiro que conquistou mais uma Libertadores, competição essa que e a mais desejada por torcedores e equipes de toda a América do Sul. O Santos F.C. conquistou pela terceira vez a América, depois de bater a equipe do Peñarol no Pacaembu. Apesar de jogar longe de seu estádio, a equipe comandada por Muricy Ramalho, e que tem como principal estrela o craque Neymar, foi empurrada por uma torcida apaixonada, que era considerada uma torcida que vivia de museu, até por que, os principais títulos da equipe haviam sido conquistados na época do Rei Pelé, mas essa mesma torcida agora pode gritar que é campeão, com Pelé apenas nos camarotes, e de quebra se igualar ao São Paulo como o brasileiro como maior número de títulos.
A Libertadores 2011 colocou o Santos no Grupo 5, ao lado de Cerro Porteño (PAR), Colo-Colo (CHL) e Depórtivo Tachira (VEN). Na primeira fase da competição, o time santista ficou em segundo lugar, com o mesmo número de pontos da equipe paraguaia, mas com saldo de gols menor (5 contra 3). Terminando em 9ª na classificação geral da primeira fase, o Santos pegou o América (MEX), que havia terminado em 8º na primeira fase. Nas oitavas-de-final, o Santos teve um pouco de dificuldade nos jogos contra o América, ganhando a primeira partida por 1 x 0 enquanto no segundo jogo, ficou apenas no 0 x 0. Com a classificação para a próxima fase, o Santos passou a ser o único time brasileiro na competição, já que Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Grêmio acabaram eliminados ainda nas oitavas. Nas quartas-de-finais, o Santos foi até a Colômbia enfrentar o Once Caldas, que havia eliminado o Cruzeiro na fase anterior. Mais uma vitória por 1 x 0 e um empate por 1 x 1 colocou o time do Santos entre os quatro melhores da América. Para chegar na grande final, o Santos enfrentou novamente o Cerro Porteño, com outra vitória por 1 x 0 e um empate sofrido por 3 x 3. Assim sendo, o Santos se classificou para a final, onde enfrentaria o Peñarol (URU).
O primeiro jogo aconteceu na capital uruguaia, com uma torcida delirante. O jogo terminou em um empate sem gols, e ainda com um gol do Peñarol anulado, isso fez com que o time brasileiro jogasse por uma vitória simples no jogo de volta. Pacaembu lotado para ver os meninos da Vila na busca pelo Tri-campeonato. Depois de um primeiro tempo sem gols e dificil, apesar do Santos ser superior, o time só abriu o placar no segundo tempo. Depois de um passe lindo de Paulo Henrique Ganso, Neymar, o craque do time, colocou no fundo das redes, para delírio da imensa torcida no Brasil inteiro. Logo depois, o time fez com o segundo com Danilo, e colocou uma mão na taça, mas aos 34 minutos da etapa final, Durval fez contra deixando 2 x 1, mas era tarde, e o time uruguaio não teve chances de mais nada, afinal, a festa já era alvinegra.
Esse é o quarto título dos Santos nos últimos dois anos, o que coloca o time como o melhor do país. Esse é o segundo título brasileiro seguido, já que em 2010 foi a vez do Internacional conquistar a América. O país ainda conquistou este título com São Paulo (3 vezes), Cruzeiro, Internacional e Grêmio (2 vezes cada) e Palmeiras, Vasco e Flamengo (1 vez cada). O Santos agora participará do Mundial Inter Clubes, que se realizará no final do ano no Japão, que já conta com a presença de Barcelona (ESP), Monterrey (MEX), Auckland City (AUS).