Os 10 contos escolhidos


Conto de Escola e outras histórias curtas, Machado de Assis, Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004, 221 pág.

Este livro trata-se de uma coletânea de dez contos do escritor Machado de Assis, um dos expoentes e introdutor da escola literária realista brasileira. Sem dúvida Machado de Assis é um dos maiores representantes de nossa literatura, nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e faleceu, também no Rio, em 1908, por estas datas percebemos que Machado viveu no período de transição política onde o Império deu lugar para a República e não é a toa que seus escritos estejam imbuídos de questões políticas.
Além de romancista, Machado, foi poeta, dramaturgo, cronista, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Foi, também, Machado de Assis, juntamente com alguns amigos, que criou a Academia Brasileira de Letras e, por conseguinte foi seu primeiro presidente. No espólio literário deixado por Machado consta 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas.
Voltando ao livro, os dez contos presentes são: Um Apólogo, A Cartomante, Três Tesouros Perdidos, Conto de Escola, Jogo do Bicho, Um Homem Célebre, Pai Contra Mãe, Cantiga de Esponsais, O Caso da Vara e Umas Férias. Como podemos ver, pelos títulos dos contos, alguns deles são bem conhecidos como A Cartomante e Pai Contra Mãe (pelo menos eu já tinha ouvido falar muito deles).
Em suma em todos os contos podemos perceber a ironia peculiar presente nas obras de Machado, ademais temos uma linguagem fluida, quase uma conversa com o leitor, os contos são por vezes engraçados e mostram os personagens dissecados, no sentido vermos o que eles pensam sem máscaras e restrições sociais. Enfim, é uma obra que merece ser lida por qualquer tipo de pessoa.
Acho sempre bom lermos os clássicos, pois como obras perenes temos valores e idéias que sempre estão presentes na nossa vida. Particularmente os contos deste livro que mais gostei foram: A Cartomante, Jogo do Bicho, Pai Contra Mãe, O caso da Vara e Umas Férias. Confiram, aposto que também vão gostar!

[por: Camila Márcia]

Deixe um comentário