Biografia
Os fãs de um bom heavy metal que se preparem, pois para começar o SWU Music & Arts Festival, uma banda deste estilo que está arrastando multidões a mais de 2 décadas: Megadeth. Sendo uma das primeiras atrações confirmadas para o SWU 2011, a banda formada em 1983, depois que Dave Mustaine, atual vocalista, foi expulso do Metallica - devido a problemas com drogas, e outros problemas - já gravou doze álbuns de estúdio, além de quatro trabalhos ao vivo, 2 EP's e cinco compilações, muitas vezes sendo indicado a diversos prêmios, inclusive ao Grammy.
No inicio de sua história, o Megadeth contava além de Mustaine, com David Ellefson (baixo), Greg Handevidt (guitarra) e Dijon Carruthers (bateria), no entanto, nesses 24 anos de estrada, a banda já passou por diversas formações, contado até hoje com 20 músicos. Logo no começo a banda já trocou de baterista, entrando Gar Samuelson. Mais algum tempo, e já mostrando que o grupo poderia ser um sucesso, a banda liderada por Mustaine assinou contrato com uma gravadora independente, adicionando assim Chris Poland como segundo guitarrista.
Em 1985, a banda lançou o primeiro álbum, intitulado Killing Is My Business... And Business Is Good! sendo um sucesso de crítica, e remasterizado em 2002. Na primeira versão, o álbum continha 8 faixas, entre elas Mechanix, que já havia sendo lançada pelo Metallica alguns anos antes, porém com outro nome. Há diversas outras músicas que há temas específicos, seja show, assassinatos, monstro, enfim.
No ano seguinte, lançaram o álbum Peace Sells... But Who's Buying, que continha na capa Vic Rattlehead, o mascote da banda. Outro sucesso que teve produção do próprio Mustaine, e também foi relançado na última década. Este foi o último álbum de Poland e Samuelson, que foram expulsos por alguns problemas, e substituidos por Jeff Young e Chuck Behler. Com a nova formação, a banda lançou o álbum So Far, So Good... So What! que teve uma das canções, In My Darkest Hour feita para uma ex-namorada de Mustaine, por três meses foi a música mais tocada nos EUA. Nessa época, o líder da banda tinha diversos problemas com drogas, sendo preso diversas vezes, até que foi internado em uma clínica de reabilitação.
Depois de alguns meses, Mustaine saiu da clínica e reformulou a banda, agora com Marty Friedman (guitarra) e Nick Menza (bateria), e esta nova formação lançou o álbum Rust In Peace, outro sucesso, considerado por muitos um clássico do trash metal. A banda participou da segunda edição do Rock in Rio, no ano de 1991. No ano seguinte, foi lançado o álbum Countdown To Extinction, que também foi um sucesso. O próximo trabalho de estúdio da banda foi Youthanasia, que foi lançado em 1994, e a canção A tout le monde superou In My Darkest Hour, sendo a mais tocada por quase um ano. O ano de 1995 teve um dos álbuns menos aceitos pela crítica: Hidden Treasures. Para superar este álbum, o Megadeth lançou em 1997 Cryptic Writings, que teve diversas canções que relembravam o inicio da banda. Ainda nesse ano, Menza foi diagnosticado com um tumor no joelho, e deixou a banda. Jimmy DeGrasso passou a seguir o novo baterista da banda liderada por Mustaine.
Dois anos seguintes, Risk foi lançado, sendo o último álbum com participação do guitarrista Marty Friedman. Dessa vez foram os fãs que não gostaram, apesar deste ter sido um sucesso de vendas. Uma das canções, Crush Em, virou tema de programas de luta, além de filmes. No lugar de Marty entrou o ex-Savatage, Al Pitrelli. No ínicio da última década The World Needs a Hero foi lançado, marcando o retorno da banda para suas origens, e deixando de lado o som comercial.
Em 2002 Mustaine decide dar uma pausa na banda, devido à um problema em um nervo no braço. A banda teve seu novo álbum, depois de uma pausa de mais de um ano, intitulado The System Has Failed. A formação deste álbum tinha além de Mustaine, Poland (guitarra), Vinnie Colaiuta (bateria) e Jimmy Lee Sloas (baixo). Essa formação ficou por pouco tempo, e em uma turnê mundial que começou depois do sucesso de The System Has Failed, Mustaine chamou os irmãos Glen e Shawn Drover (guitarra e bateria) e James MacDonough (baixo), mas este saiu no inicio de 2006 e para seu lugar entrou James LoMenzo. Dois anos depois foi a vez de Glen sair da banda, entrando em seu lugar Cris Broderick, ex-Nevermore. Com este a banda lançou em 2009 Endgame, definido pelo líder da banda como um álbum "rápido, pesado, tem canto, tem grunhido, fala e vozes convidadas, e os solos são insanos." Depois da volta da banda em 2004, o Megadeth lançou dois DVDs e uma coletânea. No inicio de 2010, Mustaine anunciou a volta de Ellefson, que também estará no SWU.
O Grande Dia
Apesar de tocar no palco Energia, o grupo mostrou muita energia do inicio ao fim da apresentação e emendou uma música atrás da outra, mostrando diversos hits da história da banda. Apesar de pouca conversa, o grupo fez outra apresentação memorável.
Fotos
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Categorias:

Deixe um comentário