Biografia
A formada em Nova Iorque, no ínicio da década de 80,a banda Sonic Youth mistura elementos do rock alternativo, noise e post-punk, suas melódias tem influência do punk rock e do hardcore. Composta por Thurston Moore (vocais e guitarra), Lee Ranaldo (vocais e guitarra), Kim Gordon (baixo, guitarra e vocais), Steve Shelley (bateria), além de Mark Ibold, que é o baixista na turné, fez um show morno, mas memorável.
Tudo começou quando Thurston Moore mudou-se para Nova Iorque em 1977, e lá conheceu Lee Ranaldo, que estudava arte e fazia parte da Glenn Branca's Electric Guitar Ensemble. Naquela época, Moore e Kim Gordon já tinham uma banda, porém, ao verem Lee tocando, resolveram chama-lo para o que viria ser o Sonic Youth.
O álbum de estreia, Confusion Is Sex, que foi lançado em 1983, já mostrava que o Sonic Youth nasceu para ser uma banda diferente, e que criaria um verdadeiro estilo. Mais tarde, no ano de 1985, a banda iniciaria com Bad Moon Rising, uma série de quatro álbuns, lançando um por ano, sendo Daydram Nation o último dessa série, lançado em 1988. Este, é considerado por muitos críticos e fãs, o melhor álbum da história da banda.
No inicio dos anos 90, a banda mudou de gravadora, o que é visto por muitos, o ponto inicial para o inicio de muitas bandas undergrounds na época, como é o caso de Nirvana e Pearl Jam. Entre os álbuns na nova gravadora, estão Goo (1990) e Dirty (1992), entre outros.
Ao longo das últimas três décadas, o Sonic Youth lançou 15 álbuns, sendo o último em 2009: The Eternal. Este, gravado depois de três anos - o álbum anterior havia sido Rather Ripped, em 2006 - é o maior tempo que a banda ficou sem gravar um álbum. É também o primeiro pela gravadora Matador Records, além de uma homenagem feita pela banda, ao guitarrista Ron Asheton, que havia falecido no inicio de 2009.
Durante toda a carreira da banda, contaram com diversos integrantes até que chegassem à atual formação. Entre os ex-membros estão Richard Edson, Bob Bert e Jim Sclavunos (bateria), Ann DeMarinus (teclado) e Jim O'Rourke (baixo, guitarra e sintetizador).
Falar de Sonic Youth, sem citar a importância da banda para o atual cenário da música, é o mesmo que falar de futebol, sem citar Pelé. É sem dúvidas, uma influência para o rock alternativo. Muitas bandas do punk rock, indie rock, e outros estilos, levam algo de Sonic Youth. Vale frisar também, que foram eles que tiveram a coragem de mudar algo que já estava sendo feito há anos, e recriar a essência do rock. Eles criaram um novo jeito de compor, de cantar, e principalmente tocar rock 'n roll, afinal, desejaram mudar o timbre dos acordes da guitarra, e assim fizeram, passando muitas vezes a tocar com outros objetos, como chaves de fenda e baquetas.
O Grande Dia
Mesmo com o fim próximo a banda, o Sonic Youth subiu ao palco para um provável show de despedida, ainda assim, Moore disse que esperava rever os brasileiro em breve.
Na apresentação, o grupo tocou diversos sucessos dos anos 90, porém, em apenas alguns momentos empolgou, ficando oscilando em grande parte do show.
Fotos

Categorias:

Deixe um comentário