Espírito Santo do Pinhal amanheceria mais triste no dia 20 de agosto de 2011, não só para a família Biazotto, que perdeu um grande progenitor, como também para a Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, que perdeu o sacristão que durante 57 anos esteve responsável por toda a paróquia. Família e igreja nunca mais serão a mesma sem Angelin Biazotto.
Parece bobagem, ou coisa de neto, mas durante 18 anos, convivi com um exemplo de homem, de pai, de avô, de bisavô, de cristão. Convivi com um ídolo. Dizem que padrinho e avô são pais duas vezes, e isso cai direitinho com nosso eterno sacristão. Quando criança, todos os dias ia até sua casa de manhãzinha, e o via chegando para tomar o café da manhã, indo para a igreja onde trabalharia até as 11 horas. Via voltando para almoçar e mais tarde, às 14 horas, voltava para a igreja para mais duas horas de trabalho, que terminaria apenas quando voltasse para jantar as 16hrs. Voltaria para a última parte do dia, com a missa da noite às 19 horas. Isso durou por 57 anos. Caminhava cerca de cinco quilômetros por dia e não pense que continuou trabalhando até os 81 anos por precisar. Ele apenas gostava do que fazia, ou melhor, ele amava ser o sacristão.
Desde o dia em que precisou parar de servir a igreja, por causa da doença, passar pela igreja, ou entrar nela passou a ser sem graça, e agora, sem ele, ficará ainda mais triste, principalmente quando for a uma celebração, e olhar para o lado direito do altar, e não vê-lo lá, onde ficava todo santo dia. Ou ainda, quando passar pela Praça da Independência e não vê-lo na porta da igreja, vendo o movimento da cidade. Será difícil se acostumar, se é que vou me acostumar com isso. E tenho certeza que não será só pra mim, ou para a família, será para todos os cristãos que o conhecia por esse belíssimo trabalho.
A paróquia sentirá essa perca, porém, para nós da família será ainda mais triste. Foram 81 anos dedicados aos irmãos e irmãs, cunhados e cunhadas, primos e primas. Por 55 anos, se dedicou a família. Foram 3 filhos, que lhe rendeu 8 netos e ainda 6 bisnetos, que sem dúvidas, tinham uma admiração incrível por esse homem simples, determinado e de bom coração.
Genlim, Genlim. Como será agora os almoços em famílias na Páscoa, Natal, Ano Novo, Dia dos Pais e Mães e dos aniversários? Quem irá comprar latinha de refrigerante pra mim, por saber que sempre que eu abro a geladeira, estou procurando isso? Quem irá comprar massa de pizza para fazer sempre, por saber que essa é minha comida preferida? Quem, quando chegar as vésperas desses almoços, se preocupará em comprar o que for necessário, para que dê tudo certo? Quem, no dia seguinte aos almoços, vai se preocupar em perguntar se gostamos da comida, das bebidas e das músicas? Quem, nas segundas-feiras vai perguntar se eu fui a missa, e se disser que não vai dizer “Não pode abandonar a igreja. Desde que fez a primeira comunhão você abandonou a igreja. Tem que se confessar”? E quando eu recusar alguma comida, seja picanha (que amo) ou chuchu (que odeio), vai falar: “Não sabe o que está perdendo. Tá uma delícia”. Com quem mais vou viajar para os mais diversos lugares? Quem vai ficar bravo comigo, meu pai, tios e primos, quando estivermos assistindo ao futebol, e xingarmos  o juiz ou algum jogador? São tantas lembranças boas de você sacristão. Tantas lembranças.
Ao te perder, tive uma missão: conseguir fazer que fosse velado na igreja onde trabalhou por mais de meio século e realizar seu sonho. Conclui essa missão brilhantemente. Agora, o que nunca vou conseguir fazer, é realizar os meus sonhos, que tinha de te ter ao meu lado. Quem vai estar ao meu lado quando eu estiver casando? Quem vai estar no primeiro aniversário do meu filho, e se orgulhar do novo bisneto? Quem vai se esconder atrás da geladeira, para brincar com meu filho, como fazia comigo quando eu era criança? Quem vai contar aos meus filhos, histórias de minha infância? Quem vai contar aos meus filhos, histórias do próprio passado? Quem...
Não poderia esquecer, de quando era pequeno, e não gostava de ficar cumprimentando com beijo todos que estavam em um determinado lugar, e ele sempre dizia: “Quando você tiver uma namorada, vou perguntar pra ela se você também não gosta de beijar ela, e sei que ela vai falar que você gosta de beija-la”. No fim, nunca tive nenhuma namorada séria, e isso não aconteceu. E isso é tão triste...
Lembro de nós dois, sorrindo na escada aqui, estava tudo tão bem e de repente acabou. Vozes no portão, passos no saguão, poderia ser você, mas faz tempo que partiu, deixou algo aqui, e pouco a pouco encontro os seus sinais. Menos de um segundo e eu já perco o ar, quase um minuto quero te encontrar, é um sentimento que preciso controlar, por que você se foi, não está aqui? Tudo que ficou, meche com meu interior, isso afeta os meus sentidos, foi o seu cheiro que sumiu, tudo acabou, interrompeu-se tudo que existiu ... partiu, num dia qualquer, sem ao menos dizer adeus, e o que ficou, um coração que sofer como quem espera, a próxima entrada da estação, e o que separa o frio do calor, é a emoção  de saber que vou te encontrar um dia, eternamente te encontrar, eternamente encontrar você (Menos de um Segundo - Rosa de Saron♪)
Sim, essa é a minha certeza. Um dia ainda vamos nos reencontrar vô, e nesse dia vou lhe dar aquele abraço apertado que vai encerrar o sofrimento do meu coração, que vai durar eternamente, afinal, não perdi apenas um vô, mas também um pai que me aconselhou. Um amigo que me ajudou. Um homem que serviu de exemplo e me fez um bom homem. Uma pessoa que eu sempre segui, por confiar na suas ideologias,  e achar certo tudo aquilo que fazia. Se um dia, eu herdar 10% do que Angelin Biazotto representou, tenho certeza que ganharei a vida.
Quando seus olhos se fecharam, foi como se fechassem os meus, porém, no meu coração você vai continuar vivo por toda a eternidade, meu velhinho.
Quero dizer obrigado para todos que apoiaram a mim e a minha família nesse dia tão triste para nós. Obrigado aos Monsenhor Augusto por realizar o último sonho do meu avô e principalmente, por fazer uma belíssima homenagem a quem trabalhou com ele por mais de 30 anos. Obrigado aos coroinhas, que também fizeram sua parte. Obrigado a todos. Obrigado a você meu avô, por me fazer gente, homem e futuramente um bom pai e bom marido. Obrigado por tudo, e sabia que eu o amo, por toda a eternidade.
Hoje, 21 de Agosto, faz 30 e poucos anos que seu pai faleceu, e agora, sem dúvidas, meu saudoso e eterno ídolo, reencontrou com o bisavô Francisco e bisavó Narcisa.
Descanse em paz meu ídolo.

"Ainda não ensinei ninguém a tocar os sinos. Tenho vontade de tocá-los para sempre, eternamente." - Angelin Biazoto, sineiro da Matriz do Espírito Santo do Pinhal pot mais de meio século

Angelin Biazotto - 10/11/1929 - 19/08/2011

8 Comentários

  1. Lamento pela sua perda.
    Que os seus encontrem consolo e paz na lembranças das boas ações que ele deixou.

    Abraços,
    @annielus

    ResponderExcluir
  2. Que Deus ilumine a alma e o espírito dele, na eternidade, tenho boas lembranças dele, de quando eu e você éramos pequenos, e íamos até então casa dele para brincarmos. É mais uma grande perda, para nós \;

    Descanse em paz, Angelin !

    ResponderExcluir
  3. foram 81 anos de uma vida com muito serviço, muito amor e que nunca vai se esquecida mesmo por aqueles que o conheçiam só de vista, porém vai se uma vida pra muitas inspiraçoes . . de um verdadeiro heroi !
    os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os
    mesmos que trazem algo que aprendemos a amar. por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre .
    nenhuma pessoa nunca vai consegui substitui um avô mais com voce vou estar sempre . meu best s2

    ResponderExcluir
  4. Puxa Rick, sinto muito pela sua perda. Perder alguém que amamos é muito dificil, mas precisamos crer que encontraremos estas pessoas em outro plano, lá ao lado de Deus.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Onw meu bem... Que postagem linda que você fez. E tenho certeza de que ele adorou ela! :)
    E não se esqueça nunca, ele sempre vai estar contigo, em qualquer momento, em qualquer ocasião, jamais vai deixar de existir.
    Ele te ama, e eu também.
    Descanse em paz, vô. (F)

    ResponderExcluir
  6. Bom, pra começar agradeço o apoio de todos vocês. Muito, muito obrigado mesmo.

    Obrigado Annie. Ele deixou muita coisa boa, para mim e para toda a minha família. Vai doer por muito tempo a sua perda, talvez para sempre, mas as coisas boas que ele deixou vai ficar eternamente, não tenho dúvidas.

    Pois é né Lucas? Muitas lembranças que vai ficar guardada pra sempre. De brincadeiras, de atos, de palavras, enfim. Aos poucos, tudo vai tendo o seu fim, infelizmente, mas o que fica é eterno. Obrigado Primo.

    Best, era um verdadeiro herói. Um homem de bom coração, de boas atitudes, de muito trabalho, inspiração e muito mais. E como o Pizzi me disse: o silêncio é que faz um grande homem. Esse é o caso do meu herói. Obrigado best.

    Mila, obrigado viu? É dificil passar por um momento desses, mas a certeza de que um dia vamos nos reencontrar, é que nos consola.

    Daaah, meu amor >< Eu queria ter aproveitado mais. Queria ter dito muitas coisas que não tive a oportunidade, e agora passo a dar mais valor as coisas, principalmente a família. Até 1 ano atrás, eu tinha todos, e precisei perder dois pra entender como a vida é e que devo aproveitar isso tudo. Tenho certeza, que onde é que ele esteja, vai estar emocionado e que está orgulhoso de mim. Tenho certeza também, que ele vai ser orgulhar e muito por tudo o que eu ainda vou fazer, por que a partir de hoje, tudo será feito pensando nele. Meu herói.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, poucos avós têm o privilégio de terem um neto amoroso como vc. Sentimos muito pela sua tristeza, pela sua perda. Mas pense com carinho e sabedoria : o que faz felizes as pessoas a quem amamos, é a nossa própria felicidade, e não o abatimento, por mais que este reflita todo o luto. Sair de casa, conversar, retomar as boas amizades, ver gente, investir em boas emoções... Que Deus te proteja, hoje e sempre... Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo sem saber quem você é, fico lisonjeado pelas suas palavras anônimo. Obrigado, de coração mesmo.

    Beijos e que Deus também te proteja.

    ResponderExcluir