Um megaevento aconteceu na última semana em Madrid, na Espanha: a Jornada Mundial da Juventude, onde reuniu milhares de jovens do mundo inteiro, sendo 15 mil deles brasileiros. Criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, a JMJ tem o intuito de reunir os jovens cristão em um momento de oração, catequese, pregações, shows e celebrações. Com o tema "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7), essa edição da JMJ teve entre patrônos Francisco Xavier e o beato João Paulo II.

O evento, que teve inicio no último dia 16, foi marcado por protestos, orações e apresentações de artistas do mundo inteiro, destaque para a maior banda de Rock Católico do Brasil, o Rosa de Saron, que fez três apresentações ao longo desses cinco dias de festival, que contou ainda com a presença de Vossa Santidade, o Papa Bento XVI.

Muitos foram os momentos importantes, porém, para nós brasileiros, o dia de hoje sem dúvidas marcou. Como acontece em todas as JMJ, no último dia o Papa anuncia a cidade sede da próxima edição, e a expectativa de que o Rio de Janeiro fosse a escolhida era grande, muitos até já confirmavam o Rio como a próxima sede, apesar do anúncio oficial só ter sido feito hoje. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes foram até a Madrid para esperar por essa grande notícia, que veio na missa de encerramento do evento. Após anunciar que sim, o Rio de Janeiro será sede da XXVII Jornada Mundial da Juventude, brasileiros cantaram e comemoraram ao sonho de Cidade Maravilhosa.

Ao ser perguntado sobre como o Rio irá acolher os jovens do mundo inteiro que virão para cá em 2013, Sérgio Cabral disse: “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”. Vale relembrar que a cidade será sede também da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olímpiadas 2016. O governador ainda disse “Como o nosso Cristo Redentor, estaremos de braços abertos, esperando essa multidão de jovens de todo o mundo em busca de paz, harmonia e solidariedade”. Já o prefeito comparou os eventos que acontecerão no Rio: “Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente no Rio quando do encontro da Juventude com o Papa”

A verdade é que nós iremos acolheu nossos irmãos do mundo inteiro, com uma hospitalidade que só os brasileiros têm. Essa será a segunda JMJ que acontecerá na América do Sul, que já teve Buenos Aires como sede em 1987.

Deixe um comentário