Antes mesmo da temporada de animes no mês de julho começar, alguns nomes já estavam entre os que prometiam ser um sucesso. Um desses animes era Nº 6, baseado no romance escrito por Atsuko Asano e publicado em nove volumes entre 10 de outubro de 2003 e 14 de junho de 2011. Antes mesmo do término dessa publicação, a revista Ária passou a publicar o mangá, ilustrado por Hinoki Kino. O sucesso dessa obra de ficção científica foi tanto, que menos de quatro meses depois o anime estreou pela Fuji TV. Dirigido por Kenji Nagasaki, e produzido no estúdio Bones, o anime totalizou 11 episódios, chegando ao fim no último dia 15.
Uma cidade construída para ser a ideal. Assim é a Nº 6, onde vive Shion, um garoto inteligente que tinha tudo para realizar seu sonho de se tornar um grande Ecólogo, mas no seu aniversário de 12 anos conhece Nezumi, que invade sua casa e passa uma noite. No dia seguinte, Shion descobre que seu hóspede fugiu sem deixar vestígios. Os anos passam e surgem rumores de uma infecção causada por abelhas está envelhecendo e matando as pessoas rapidamente. Um companheiro de Shion acaba sendo infectado e ele é o principal suspeito. Quando Shion pensa que não há mais saída, Nezumi reaparece em sua vida e o ajuda. Começa então uma sequência de fatos que mostram que na realidade a cidade ideal está muito além desses status e pior, Shion precisará passar por aventuras para sobreviver e ajudar a uma grande pessoa.
O mundo criado por Atsuko Asano é simplesmente fantástico. Em uma época pós-apocalíptica, a cidade Nº 6 possui uma grande tecnologia demonstrada não apenas por seus líderes, como também por toda a população. O mais surpreendente nisso tudo é que a Nº 5 (sim, escrevi certo) é totalmente oposto a isso e surge a pergunta: por que isso acontece?
Sem dúvidas, o crescimento da série ao longo dos poucos 11 episódios, se deve principalmente as relações de todas as personagens, que ao contrário do que acontece na maioria das séries, foi se desenvolvendo aos poucos. A vida de Shion tem uma reviravolta impressionante logo nos primeiros episódios, porém sua ingenuidade o faz não apenas um personagem inesquecível, mas também, um personagem cômico. Já Nezumi, em certos momentos da trama, até passa a impressão de ser um cara marrento, porém no fundo tem muito o que passar e um bom coração. Conhecemos ainda Dogkeeper, uma guarda-cães com suas características e com um jeito divertido, se é que assim que posso chamar. Apesar de tudo, ela é a personagem que mais chamou a atenção. Safu, um antiga amiga de Shion, e a mãe do próprio garoto, Karan, também são personagens incríveis e isso mostra como o anime tem personagens forte e marcantes. Por ter apenas 11 episódios, o crescimento de todas as personagens acontece muito rápido, mas a forma com que os criadores colocaram isso está bem trabalhada. Inclusive há algumas cenas inesquecíveis, principalmente na fase final do anime.  Isso é fantástico.
Para mim, há dois tipos de traços usados constantemente nas animações japonesas, sendo que apenas uma delas me agrada: é o tipo usado em Nº 6. Cenário e personagens são bem definidos e isso faz toda a diferença. Vale a pena deixar claro que nunca assisto os animes com o tipo de desenho que não me agrade, mesmo que a história valha a pena. Claro que não adianta nada ter bons traços, se não houver uma boa trilha sonora e isso acontece em Nº 6, pois toda a trilha cria um cenário pesado que seja necessário para o desenvolvimento do anime, e mais uma vez os produtores acertaram em cheio.
Como já disse, o principal defeito de Nº 6 é a quantidade de episódios. Conforme vai passando, a história vai ganhando um rumo, porém chega o último e decisivo episódio e nos perguntamos: por que eles fizeram isso tão rápido? A mania que já virou febre entre os japoneses de cada temporada ter no máximo 12 episódios, fez com que uma série que tinha tudo para ser perfeita, declinasse nos poucos mais de 20 minutos finais. Poderiam ter aumentado alguns episódios e fazer com que a ação e aventura ficassem ainda maiores. Era o que tudo o que aconteceu nos 10 episódios iniciais mereciam.
No geral, Nº 6 tem muitos pontos positivos, como também, infelizmente há aqueles pontos negativos que impedem com que essa seja uma série que se tornaria um dos maiores sucessos não só da temporada, como também do ano. A história em si é incrível e o suspense que há em toda ela faz com que ficamos imaginando como serão resolvido todos os mistérios e enquanto não há essa solução, isso não sai da cabeça. Novamente volto a dizer: nossas expectativas infelizmente não são recompensadas.
 Novamente não foram todos os animes da temporada que peguei para assistir, entretanto, não há duvidas que não só para mim, mas também para todos os demais que assistiram, Nº 6 é uma das maiores produções da temporada julho-setembro, valendo muito a pena assistir.

Deixe um comentário