Foto: Rosanne D'Agostino/G1
Seria muito melhor, se no aniversário de 10 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro, a imagem da semana fosse as homenagens as vítimas, porém não é assim. Os anos passam o que não passa são os desastres naturais que cada vez mais, mata e deixa pessoas desabrigadas em todo o mundo. A região castigada, pela segunda vez em menos de três anos, é o Estado de Santa Catarina, que na última semana enfrentou fortes chuvas e mais uma vez causou destruição, mortes e feridos fisicamente e mentalmente, na região, que em 2008 passou por algo parecido.
Tudo começou há três dias, quando as águas dos rios começaram a subir, deslizamento de terras acontecer, e pessoas precisando sair de suas casas. Hoje, o número de pessoas desabrigadas subiu para 174 mil, enquanto três pessoas morreram, três feridas e mais de 140 ficaram doentes devido as chuvas que atingem o Estado.
A situação é ainda pior do que em 2008, e por isso o governo do estado já liberou mais de R$10 milhões para compra de produtos essenciais para a população atingida, bem como para a limpeza das cidades.
Ao todo, 14 cidades chegaram a ficar em situação de emergência. Blumenau, cidade onde acontecerá a Oktoberfest entre 6 e 23 de outubro, também foi atingida. A Vila Germânica, onde acontece o evento, chegou a ficar a 1,5 metros debaixo d’água.
Mesmo depois que as águas começaram a abaixar, a situação é ainda preocupante, afinal, como já foi dito, muitas pessoas ficaram desabrigadas, e começará um intenso trabalho de recuperação das casas, como já havia acontecido em 2008.
O povo brasileiro, como sempre, é muito prestativo e se mobiliza rápido para ajudar as vítimas das tragédias que acontecem em nosso país, no entanto a Defesa Civil de SC pediu para que as pessoas evitem fazer doações, pois ainda não há uma logística para isso.
Apesar de ser um tragédia, que choca a todos, as chuvas de 2011 nem de longe foram retratadas, principalmente pela imprensa, como foi em 2008. A situação é ainda pior, mas nem por isso eles dão o devido destaque. Até parece que se acostumaram com a ideia de pessoas sofrerem devido as chuvas.

Deixe um comentário