Às vezes me pergunto se os cientistas explicam o que é se apaixonar. E às vezes, queria entender por que nos apaixonamos pelas pessoas erradas e nas horas ainda mais erradas. Por que diabos nosso coração precisa começar a bater mais rápido em um momento que estamos bem com nós mesmos?
Quando isso acontece, já era: o céu vira o inferno e a até então alegria se transforma em uma profunda solidão.
Dizem que a paixão não escolhe dia e nem hora para acontecer. Que ela simplesmente acontece. Há tempos que não sei se devo acreditar nessa possibilidade.
Pior do que estar bem, e a maldita paixão entrar em nossa vida, sem ao menos pedir licença, é se apaixonar e tempos depois perceber a besteira que o tal coração fez. Ou melhor: mais uma besteira que o tal coração fez. Claro, uma hora ou outra ele pode acertar em cheio, porém, até isso acontecer, tenho que gritar até ficar rouco:
- Coração, essa não é a pessoa certa.
Porém, é claro que ele vai retrucar:
- Eu mando nos seus sentimentos e sei que ela é a pessoa certa.
Será que ele não entende que para ser a pessoa certa, precisa ser mais do que um rostinho bonito?
“E desde quando o coração entende alguma coisa?”
Quanto egoísmo culpar apenas o coração. Como se eu não tivesse a conhecido. Como se eu não tivesse dito o primeiro olá. Como se eu não tivesse conversado até que o coração achasse que estava fazendo a escolher certa. Como se eu não tivesse...
Claro, a culpa também é minha. Minha por acreditar no que o coração pensava em dizer. Por acreditar em simples sorrisos, que pareciam ser verdadeiros. Acreditar, que palavras de carinho pudessem significar algo a mais. De pensar, que o rosto bonito também significasse um coração bonito. Por ver, onde não existia, uma pessoa bondosa, simples e de grande valor. Em acreditar que por trás do rosto de menina havia uma grande mulher.
Foi um grande erro pensar dessa forma.
Se errar é humano, persistir no erro é paixão.
Mesmo sabendo desse maldito erro, continuei persistindo. Meus amigos insistiam em dizer para deixar de lado; que não seria bom para mim; que não era a melhor pessoa, mas se o meu coração não confia em mim, vai confiar em conselhos alheios?
O coração é um amigo da onça. Não reluta para me mostrar a verdade. Ele deve rir da minha cara e pensar: “Que idiota. Foi mais um a cair nas minhas armadilhas”.
Ah se eu pego esse coração.
Iria esfregar na sua cara a pessoa que ele insistiu em dizer ser boa. Esfregar na sua cara, que mais uma vez ele errou. Brigar até que ele aceite nunca mais tomar atitudes impensadas. Atitudes que apenas eu deveria tomar.
“E desde quando o coração pensa alguma coisa?”
Na verdade ele pensa sim: em me colocar nas piores encrencas sentimentais.
Dessa vez vou ser mais forte que ele. Vou encarar. E desistir de uma vez por todas, de uma pessoa que não merece os meus reais sentimentos.
E se o tal do coração pensa que vai ficar assim, ele está muito enganado. Pode demorar, mas eu ainda vou vencê-lo e rir da sua cara:
“Que idiota. Pensou que eu ia cair nas suas armadilhas”.

Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)

Espero que gostem. Acredito que é algo que muita gente pensa – assim espero – então tenho certeza que alguém vai se identificar. Ou não. Caso use algum trecho desse texto dê os devidos créditos.

4 Comentários

  1. Ah Rick, acho que realmente todos gostariamos de poder Mandar no coração, mas infelizmente nunca seremos capazes. Acho que pensamos demais, agimos de menos. O coração por não pensar e apenas 'agir' se entrega descontrolada e compulsivamente... escutar o coração é um grito de liberdade de (pré)conceitos é você ser intenso desde um nervo até a gota de sangue, coração não pensa e nem sabe o que faz, mas é um exemplo que nós seres 'pensantes' deveriamos seguir... Deveriamos nos entregar mais vezes e subitamente amar e desamar. Ser volúvel. Ser forte. Ser frágil. Se quebrar. Se reconstruir....

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o amor... Quem precisa dele? :T

    Amei o post, best. *-* Arrasando lindamente como sempre. ;)
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, um tal coração se apaixona, se decepciona, se desapaixona... Mas o dono deste coração não pode correr o risco de amargurá-lo. Cuidado com os julgamentos precipitados, aqueles que generalizam as ações, e que por total falta de compreensão e empatia acabam por contaminar lembranças que poderiam ser guardadas com um carinho todo especial, afinal pense bem ; o tempo de cada um é o tempo de cada um. Desabafos são tão importantes quanto a água que bebemos, mas são sempre os bons pensamentos que nos impulsionam a crescer e sermos mais e mais felizes.. Boa sorte..

    ResponderExcluir
  4. Mila; será tão bom poder mandar no coração. Mandar e desmandar nas decisões. Tirar paixão não correspondidas do coração, mas isso é impossível, infelizmente.

    Obrigado Best *----* que bom que você gostou <3

    Anônimo, novamente insisto para você se identificar, e mais uma vez agradeço pelo seu comentário. Eu particularmente acho que as boas lembranças será guardadas para sempre, mesmo que existam problemas em relação a elas. Com essa tal paixão não será diferente. Os tais bons pensamentos sempre continuam, afinal, eles são precisos para nós caminharmos.

    ResponderExcluir