Blackhills (conto), Elton Silva de Lima, 2011, 44 páginas.

Pela primeira vez resenhando um conto e, provavelmente não será a única. Inaugurando essa nova parte no blog, um conto do meu parceiro, Elton Silva de Lima. Alagoano, Elton SDL nasceu no verão de 1993 e desde pequeno sonhava em se tornar escritor, até que escreveu a coletânea de contos de terror intitulada Vozes na Madrugada. Ao todo serão 12 contos, sendo o primeiro deles o conto Blackhills, disponibilizado para download recentemente.
Blackhills até poderia ser uma cidade comum, porém uma enchente a devastou e assim começou uma série de eventos que impossível de se entender. Ninguém voltava vivo de Blackhills e por isso a cidade passou a ser chamada de “Cidade Fantasma”. Depois da enchente, a polícia da cidade vizinha, Rootsville recebeu um chamado de um grupo de sobreviventes que estava em um bar de strip-tease. Alguns policiais foram até lá e encontraram um cenário de destruição e mortes, mas eles estavam na “Cidade Assassina”, não teria mais volta. Mark Johnson, um forasteiro que foi até Blackhills foi o único que saiu de lá ileso. No entanto, Mark havia deixado sua mãe na cidade, e não poderia deixa-la ali, correndo perigo de vida. Com ajuda de Tom, Mark volta para a cidade, onde segundo a história, ninguém volta de lá vivo. “Se houvesse algo a ser feito para evitar a lastimável morte da mulher que sentiu dores para possibilitar mais dores, em um leito frio de um frio hospital, ele faria. Mesmo com seus mísero dez anos de idade, Tom teria feito. (pág. 29)”.
Desde que conheci Elton, percebi em seus tweets e e-mails, a formalidade com que ele escreve, e isso está bem presente em Blackhills. Apesar de ser um conto, o autor ainda consegue descrever muito bem as cenas em que toda a história acontece. Ainda assim imagino como seria se essa história estive em romance, pois assim, haveria uma abrangência ainda maior de tudo o que acontece antes e depois da enchente devastadora. Isso seria incrível e poderia se tornar um grande romance, não tenho dúvidas.
Apesar de ser algo que deveria aterrorizar – isso ainda acontece – há momentos cômicos ao longo da história, em que se lermos a parte, não imaginamos tudo que no inicio e final da história acontece. Aliás, esse é um ponto que o autor usou e que particularmente não me agradou, até por que, já estamos no embalo de uma grande aventura e isso é interrompido para a entrada do personagem Mark e só depois voltamos para essa aventura. Apesar de não me agradar, entendo que isso era indispensável. Quando lerem entenderão.
Muitas vezes, principalmente a partir do momento em que conhecemos o velho Tom, vi algo cinematográfico no cenário criado por Elton. Não sei se essa foi a intenção, mas dúvidas lembrei de vários filmes que se passam nos EUA.
O final é surpreendente e muito bem escrito, porém o motivo que levou tudo aquilo a acontecer é meio inesperado. Não ruim apenas inesperado. Já os personagens, são muito bem trabalhados para um curto conto como esse. Ao longo das 44 páginas, torcemos para que alguns deles se sobressaiam, mesmo sabendo que isso não acontecerá.
Blackhills em si é um conto envolvente e chama a atenção, não apenas pela história, como pela escolha de palavras que não fazem a história perder o foco que era aterrorizar, por isso, todos aqueles que gostam de contos, principalmente de terror, deveriam apreciar essa leitura e esse autor, que sem dúvidas tem muito talento, prova disso é essa história que tem sim seus pontos fracos, mas é rica em emoção e aventuras.

Primeiramente gostaria de pedir desculpas ao Elton pela demora em ler seu conto. Fiquei com Blackhills no computador por mais de uma semana, quando enfim passei a ler sem parar. Caso se interesse pela história, o conto está disponível para download no blog pessoal do autor, que você pode acessar clicando aqui. Elton é um grande cara e que merece todo o sucesso do mundo. Faça parte desse sucesso e o apoie. Apoie sempre a literatura nacional.