Acredito não haver uma única pessoa no país que nunca tenha cantando alguma música desse cara. Tenho certeza que todos já usaram de alguma frase ou filosofia desse grande poeta da música brasileira. Grande parte da população, sobre tudo quem nasceu na década de 70/80, chorou com a morte de Renato Manfredini Júnior, o eterno e amplamente amado e idolatrado, Renato Russo.
Renato Russo nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960, morando na Cidade Maravilhosa até seus seis anos, quando seu pai fora trabalhar em Nova York. Morando nos EUA, Renato ganhou fortes marcas da cultura norte-americana, inclusive aprendendo a língua inglesa. Dois anos depois, voltou ao Brasil e passou a morar com um tio, na Ilha do Governador, até 1973, quando se mudaram novamente, dessa vez para Brasília, onde Renato Russo iniciaria sua carreira musical.
Antes disso, Renato passou por um dos momentos mais difíceis da sua vida, quando foi diagnosticado com epifisiólise, uma doença óssea, que o deixou em uma cama por seis meses, período este que foi fundamental para a marcante musicalidade encontrada em sua futura carreira.
A primeira banda do cantor foi o Aborto Elétrico, formado em 1978 ao lado de Fê Lemos e de André Pretorius. A primeira apresentação do grupo aconteceu em 1980, em um bar. Logo depois Pretorius precisou ir para seu país natal, a África do Sul, e Flávio Lemos entrou para a banda, assumindo assim o baixo do Aborto Elétrico, primeira banda punk da história de Brasília.
Renato Russo sempre foi uma pessoa admirada por todos a sua volta, porém suas músicas refletiam a dor e o sofrimento, e devido a isso, foi apelidado de O Trovador Solitário.
O auge do Aborto Elétrico aconteceu em 1981, quando a quantidade de shows aumentou consideravelmente. Foi nessa época também que Ico Ouro Preto assumiu as guitarras, que até então era responsabilidade de Renato Russo, e este ficou responsável apenas pelos vocais, e suas letras, que inspiram até hoje. Porém nem tudo foram flores, e com o aumento dos shows, as brigas entre Renato e Fê também aumentaram. Não demorou muito para a banda chegar ao fim, com cada um indo para um canto: Fê para o Capital Inicial, formado em 1982; Renato Russo para a...
...Legião Urbana, uma das maiores bandas da história da música brasileira, voltada mais para o pop e rock, do que para o punk que era o estilo da banda anterior. Em menos de um ano, a banda teve diversos membros, até que a formação original foi formada, com Renato nos vocais, violão, baixo e teclados; Dado Villa-Lobos na guitarra, violão e percussão; e Marcelo Bonfá na bateria.
O primeiro álbum, auto-intitulado, foi gravado entre outubro e dezembro de 1984 e lançado em janeiro do ano seguinte, e contou ainda com Renato Rocha no baixo. Todas as 11 faixas foram escritas com a ajuda de Renato Russo, que já mostrava porque se tornaria um dos maiores compositores do país. Entre os sucessos, muitos são cantados até hoje por multidões, como por exemplo, Será, Geração Coca-Cola e Ainda É Cedo. Em toda a história da Legião Urbana, oito discos foram lançados, todos com músicas que virariam hits entre várias gerações.
Dois, o segundo álbum do grupo, um dos maiores sucessos foi a música Eduardo e Mônica, que narra a história de amor de duas pessoas de uma forma bem humorada. No álbum seguinte, Que País é Este, outros dois sucessos: a faixa que dá nome ao CD e Faroeste Caboclo, com 168 versos e 9 minutos de duração. Nesse faixa, Renato Russo narra a história de João de Santo Cristo, um traficante nordestino que vai para Brasília e mais tarde é assassinado por Jeremias, um traficante rival. No ano de 1989, a banda lançou o álbum As Quatro Estações, agora sem a participação de Renato Rocha. Pais e Filhos, que segundo Renato foi composta no banheiro, e Meninos e Meninas são os destaques do álbum, que passaria a mostrar a bissexualidade do cantor.
Nos álbuns seguintes, Renato continuaria emplacando sucessos, com suas letras sempre muito representativas e passando algo importante para aqueles que a ouvirem. No álbum V (1991), Renato e a Legião Urbana lançaram a música Metal Contra as Nuvens, a mais longa do grupo, com 11’30”. Em O Descobrimento do Brasil (1993), dentre os sucessos estavam Giz, considerada por Renato Russo sua maior obra prima. Já A Tempestade (1996), os destaques ficaram para A Via Láctea e Dezesseis, que muitos acreditam ter sido uma homenagem a Ayrton Senna, que morreu em 1994. O último álbum de estúdio da Legião Urbana foi lançada em 1997, alguns meses depois do grande líder e fundador falecer.
Soropositivo desde 1989, Renato Russo faleceu na madrugada do dia 11 de outubro de 1996, deixando um filho e milhares de fãs espalhados pelo país inteiro. Com apenas 36 anos, Vossa Majestade, o Trovador Solitário, partiria dessa vida com a expressiva marca de 20 milhões de discos vendidos. Um grande mestre das composições, que sem dúvida deixou saudade aos eternos fãs, que o consideravam, e ainda o consideram, como um deus.
“A paixão já passou em minha vida, foi até bom mas ao final deu tudo errado e agora carrego em mim, uma dor triste, um coração cicatrizado” – Renato Russo (Longe do Meu Lado)
Renato Russo - 27/03/1960 - 11/10/1996

Deixe um comentário