Biografia
A segunda atração nacional que estará no SWU Music & Arts Festival 2011, será o Ultraje a Rigor, que há mais de 30 anos marca seu nome entre as maiores bandas punk rock do país, que apesar de ter apenas o idealizador e fundador do grupo, marcará seu nome na história do festival.
Tudo começou no inicio da década de 80, quando o líder Roger Moreira fundou a banda, que começaria sua grandiosa história tocando covers de diversas nomes punk rock e new wave em pequenos bares de São Paulo. O nome da banda surgiria apenas em 1982, um ano antes do primeiro show com músicas próprias do Ultraje a Rigor. Não demorou muito para a banda assinar com a Warner Music para a gravação do primeiro single.
Depois do sucesso dos primeiros singles, a banda decidiu gravar o LP de estreia, lançado em 1985 sob o nome Nós Vamos Invadir sua Praia, uma referência aos grupos cariocas que perdiam espaço para os paulistas no cenário do rock. Com todas as onze canções sendo compostas por Roger, o grupo emplacou nove hits, que foram tocados em rádios do país inteiro. Em Marylou, Hebert Vianna, do Paralamas do Sucesso, fez uma participação especial em uma das guitarras. O sucesso fez a quantidade de shows aumentarem, bem como o público, que crescia a cada dia.
O segundo álbum do grupo foi gravado entre 1986 e 1987, sendo lançado em março deste ano. Sexo!!, como foi intitulado, foi produzido por Liminha, um dos grandes nomes da indústria musical, e novamente emplacou sucessos, incluindo a canção Pelado, que fez parte da trilha sonora de uma novela global.
Com a grande maturidade que o grupo conseguiu com os dois primeiros álbuns, gravaram o disco Crescendo, recheado de músicas polêmicas. Apesar da boa vendagem, o grupo sofreu com a censura por parte dos meios de comunicação, o que atrapalhou a divulgação do álbum. Por que Ultraje a Rigor?, lançado em 1990, volta a origem do grupo, que como disse anteriormente, no inicio tocava apenas covers. Entre os homenageados neste álbum, estavam os Beatles e o Rei Roberto Carlos.
O quarto e último álbum de músicas inéditas lançado pela Warner Music, foi Ó!, em 1993. A gravadora já não estava interessada no que o Ultraje a Rigor tinha a oferecer com suas músicas, e por isso deixou a banda um pouco de lado. Com o baixo orçamento usado na gravação, pela primeira entre os álbuns de inéditas, o grupo não recebeu nenhuma certificação (nos primeiros álbuns recebeu Disco de Platina, enquanto no terceiro recebeu Disco de Ouro).
Já fora da Warner Music, e depois de quase 10 anos fora da mídia, o grupo lançou o último álbum de estúdio em 2002. Intitulado Os Invisíveis, foi lançado pela Deckdisc e contou com 11 faixas, totalizando ao todo apenas 30 minutos de música.
No final de 2008, Roger anunciou o fim do contrato com a Deckdisc, e que o próximo álbum seria gravado de forma independente e seria disponibilizado para download. Fora os álbuns de estúdio, o grupo lançou trabalhos acústicos, compilação e diversos trabalhos ao vivo, inclusive a gravação do show ao lado da banda Ira!, quando ambos se apresentaram no Rock in Rio 2001.
Atualmente, Roger Moreira (vocais e guitarra), Mingau (baixo), Marcos Kleine (guitarra) e Bacalha (bateria), participam em todas as edições do programa Agora é Tarde, transmitido pela Rede Bandeirantes e apresentado pelo humorista Danilo Gentili. Agora, o Ultraje a Rigor, se apresenta no próximo dia 13 de novembro nos palcos em Paulínia do SWU.
O Grande Dia

Em uma tarde cheia de brigas, insultos e polêmicas, o Ultraje a Rigor antecedeu a apresentação de Chris Cornell e Roger aproveitou para mandar alguns “recadinhos” para o músico com quem protagonizou uma grande confusão, tudo isso por causa da mudança no cronograma devido a chuva que caiu em Paulínia.
Cantando seus maiores sucessos, a banda não perdeu a oportunidade de criticar o americano, e antes da música Filho da Puta, Roger disse: “Nós sabemos o nosso lugar. Sabemos que os melhores tocam depois. Essa música é para eles. Espero que entendam um pouco de português”, ele ainda disse: “Gringo vem aqui e acha que pode cagar na nossa cabeça”.
Fotos
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Categorias:

Deixe um comentário