Pernambucana, Iracy Araújo estreou no mundo editorial com o pé direito, em uma obra simples, mas com uma história rica. Médica-pediatra, Iracy escreve poesias desde a adolescência, e atualmente trabalha na Universidade de Pernambuco. As Crônicas da Terra do Lago: o Primeiro-ministro é o primeiro livro da série, que tem tudo para ser um grande sucesso, como já é.
No primeiro livro da série criada por Iracy, conhecemos a história do reino da Terra do Lago, onde Quíron era o primeiro-ministro e homem de confiança do rei Darel. Quíron tinha o poder de prever o futuro, e em uma de suas visões, descobriu que a rainha morreria no parto da primeira filha do casal. Achando um absurdo, o rei expulsa o primeiro-ministro do reino, porém, quando sua profecia acontece, Darel o perdoa e Quíron volta.
Os tempos de paz duram por pouco tempo. Magnus e seus soldados preparam uma invasão, e como a derrota é praticamente certa, o primeiro-ministro recebe a missão de proteger Diana, a única filha do rei. Junto com sua filha, Selene, Quíron vai até as montanhas onde fica por anos protegendo as meninas, para que no momento certo, a princesa recupere o trono que é seu por direito.
Na época em que fiz o post de divulgação do livro, a capa de As Crônicas da Terra do Lago foi uma das que mais chamou a atenção, e já no inicio da leitura entendemos tudo que ela passa, tornando-a ainda mais interessante. Por falar na leitura, ela é rápida e empolgante do inicio ao fim, e a autora consegue descrever lugares, personagens e ações de uma maneira perfeita, principalmente por ser um livro curto.
A história em si é muito simples, entretanto, apesar de tudo, o primeiro livro dessa série tem uma rica história, como já salientei no inicio, superando quaisquer expectativas que tinha antes dessa leitura, que é mágica. A autora usa dois tipos de linguagens ao longo do livro, sendo que nas falas das personagens temos algo mais formal, algo necessário para uma história que se passa em um reino.
As poucas personagens que são tratadas ao longo do livro, também possuem uma grande história, sendo que todas elas têm suas características próprias. No primeiro livro da série, a autora dá maior destaque a Quíron e sua filha Selene, sendo impossível terminar a leitura sem se apegar a coragem de Selene e a lealdade, que dura por anos, de Quíron ao rei Darel. Outro personagem que também chama atenção é o mago Gabriel. Quem ler entenderá.
As aventuras acontecem em diversos momentos do livro, o que faz com tudo seja rápido. Apesar de ser previsível, o final aumenta o gostinho de quero mais, justamente por ser rápido. Mesmo sendo um universo de fantasia, o leitor perde o fôlego e o tempo enquanto lê o livro escrito por Iracy Araújo,
As Crônica da Terra do Lado: o Primeiro-ministro é sem duvida um livro que agradará a maioria dos leitores que apreciam uma aventura, tendo nesse mundo todas as características essenciais para livros do gênero. Todos que tenham se simpatizado com a história deveriam dedicar um tempinho, afinal, com apenas 144 páginas, nem aqueles que não gostarem irão perder tempo de tão rápido e fácil que é essa grande leitura.
Gostaria de agradecer a autora pelo exemplar do livro. Quando chegou, na quinta-feira, resolvi na hora passa-lo na frente de outros livros, tamanha era a expectativa. Aproveito para reforçar a minha dica de leitura, que tenho certeza, irá agradar a muito. Tenho quase certeza.

Deixe um comentário